Leia também:
X Henkel critica CPI da Covid: ‘Virou a CPI da Copa América’

Conselho de Ética aprova perda de mandato de Flordelis

Agora, o plenário irá votar a favor ou contra extinção do mandato da deputada

Pleno.News - 08/06/2021 16h46 | atualizado em 08/06/2021 17h38

Deputada Flordelis Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Por 16 votos a favor e apenas um contra, o Conselho de Ética decidiu pela cassação do mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de mandar matar o marido. A maioria dos parlamentares do colegiado foi favorável ao parecer do relator, o deputado Alexandre Leite (DEM-SP), e agora o caso terá de ser decidido no plenário da Câmara. Flordelis pode ainda recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O único voto contra o parecer do relator foi do deputado Márcio Labre (PSL-RJ). Leite considerou que a conduta da parlamentar não é condizente com a de um representante do povo.

– As provas coletadas tanto por esse colegiado quanto no curso do processo criminal são aptas a demonstrar que a representada tem um modo de vida inclinado para prática de condutas não condizentes com aquilo que se espera de um representante do povo – escreveu Leite.

O deputado não fez considerações sobre o viés penal do caso, mas considerou que ela violou o código dos deputados, principalmente ao se contradizer sobre fatos envolvendo o caso criminal.

A deputada é acusada de ser a mandante do assassinato de seu marido, pastor Anderson do Carmo, assassinado em 16 de junho de 2019 na garagem de casa, em Niterói, no Rio de Janeiro. Ela nega. O casal havia conquistado notoriedade por ter criado 55 filhos, a maioria adotada.

Flordelis é ré na Justiça e responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. A deputada não pode ser presa por causa da imunidade parlamentar e tem sido monitorada por tornozeleira eletrônica, desde o ano passado, o que pode mudar caso ela perca o mandato.

*Estadão

Leia também1 Para relator, há 4 motivos para a cassação de Flordelis
2 Flordelis quer ajuda de detetive famoso da TV americana
3 Sem citar nomes, Flordelis diz que líderes religiosos querem sua 'desgraça'
4 PSDB cede a Doria e recua sobre mudanças em modelo de prévias
5 PF prende hackers suspeitos de ataque ao sistema do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.