Leia também:
X CNJ fará correição na 13ª Vara e TRF4 após pedido de Appio

Conselho de Ética abre processos contra Nikolas, Zambelli e mais 5

Deputados do PL, PCdoB, PT e PSOL estão na lista do colegiado

Pleno.News - 30/05/2023 15h09 | atualizado em 30/05/2023 16h26

Nikolas Ferreira Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara abriu processos disciplinares, nesta terça-feira (30), contra sete deputados acusados de quebra de decoro, entre eles Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG). Desde o começo do ano, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), tem feito apelos para que os parlamentares não percam a compostura no plenário.

Nikolas é acusado pelo PSOL, PSB, PCdoB, PDT e PT de transfobia pelo episódio em que vestiu uma peruca loira no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março deste ano, e discursou no Plenário da Câmara em protesto por, segundo ele, mulheres que “estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Zambelli, por sua vez, é acusada de ter extrapolado as prerrogativas parlamentares ao supostamente xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que contou com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, em 11 de abril.

Já Eduardo Bolsonaro deve responder por suposta quebra de decoro ao se exaltar com o deputado Marcon (PT-RS), que havia questionado a veracidade da facada sofrida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), por sua vez, é acusado pelo PL de ter assediado a deputada Júlia Zanatta (PL-SC) ao chegar por trás da parlamentar e falar ao pé do ouvido dela durante uma audiência na Câmara.

Outro parlamentar do PL, o deputado José Medeiros (MT), é acusado de intimidar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR). A representação contra a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) foi feita por suposta quebra de decoro parlamentar durante sessão da Câmara que aprovou a urgência para o projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Por fim, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) é acusada de ter atacado e ofendido o deputado Ricardo Salles (PL-SP) durante uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

*AE

Leia também1 CNJ fará correição na 13ª Vara e TRF4 após pedido de Appio
2 Scorsese diz "sim" para o papa e decide fazer filme sobre Jesus
3 Astrônomos detectam "bestas cósmicas" bem maiores que o Sol
4 PGR não vê brincadeira em fala de Moro sobre Gilmar Mendes
5 Michelle Bolsonaro e Agustin lançam novos itens de beleza

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.