Conselho de Ética abre processos contra deputados da oposição
Marcos Pollon, Marcel van Hattem e Zé Trovão irão responder por obstrução ao presidente da Câmara, Hugo Motta
Henrique Gimenes - 07/10/2025 20h05 | atualizado em 08/10/2025 11h35
Nesta terça-feira (7), o Conselho de Ética da Câmara decidiu instaurar inquéritos contra deputados que participaram da ocupação do plenário da Casa no início de agosto. Responderão aos processos os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS) e Zé Trovão (PL-SC). Na ocasião, os parlamentares protestavam contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os processos investigam a obstrução ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ficou impossibilitado de iniciar a sessão da Casa durante o episódio. Na ocasião, os parlamentares ocuparam o plenário da Câmara por mais de 30 horas.
Os processos foram encaminhados pela Corregedoria da Câmara ao Conselho de Ética em 19 de setembro. Para Pollon, o pedido é de suspensão por 90 dias e uma queixa. Já para Zé Trovão e Van Hattem, o pedido éde uma suspensão de 30 dias.
O presidente do colegiado, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), será o responsável por indicar os relatores. Ele terá um prazo de dez dias para apresentar um parecer preliminar.
Leia também1 Jandira Feghali critica fala de Tarcísio sobre metanol e coca-cola
2 Morre David José, ator do Sítio do Picapau Amarelo de 1950
3 Direita faz ato por anistia na Esplanada dos Ministérios
4 Senado: Renan Calheiros será relator do projeto de isenção do IR
5 Lula: "É difícil alguém ganhar as eleições de nós em 2026"



















