Leia também:
X Rachadinhas: Flavio Bolsonaro obtém foro especial na Justiça

Conheça a trajetória do novo ministro da Educação

Carlos Alberto Decotelli da Silva é oficial de reserva da Marinha e presidiu o FNDE na gestão de Ricardo Vélez

Rafael Ramos - 25/06/2020 15h48 | atualizado em 25/06/2020 17h58

Carlos Alberto Decotelli é o novo escolhido para chefiar o Ministério da Educação Foto: MEC/Luis Fortes

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Educação, o oficial de reserva da Marinha Carlos Alberto Decotelli da Silva vai substituir Abraham Weintraub à frente da pasta. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo, nesta quinta-feira (25), em suas redes sociais.

Na publicação, Bolsonaro destacou o currículo do novo ministro, que é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mestre pela Fundação Getúlio Vargas. Decotelli também é doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Aos 67 anos, Carlos Alberto Decotelli é financista, escritor e professor. Ele trabalhou na equipe de transição de Bolsonaro, após a eleição presidencial em 2018, e atuou junto ao MEC no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Antes de assumir o ministério, ele chegou a presidir o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), entre fevereiro e agosto de 2019, na gestão do primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez. Depois, passou para a Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.

Carlos Alberto Decotelli ainda presidiu a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), foi diretor administrativo financeiro e presidente do conselho de administração da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP) e trabalhou como assessor técnico e secretário parlamentar na Câmara dos Deputados.

Ele também é um dos autores de livros como Matemática Financeira Aplicada, Gestão de Riscos no Agronegócio, Administração Bancária – Uma Visão Aplicada e Gestão de Finanças Internacionais.

Leia também1 Bolsonaro escolhe Carlos Alberto Decotelli para o MEC
2 Educadores que conhecem Decotelli elogiam o ministro
3 Rachadinhas: Flavio Bolsonaro obtém foro especial na Justiça
4 Ministro Luiz Fux é eleito novo presidente do STF
5 Gilmar pode ser relator do caso de Queiroz e Flavio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.