Leia também:
X Prefeito petista aumenta próprio salário em 20% após se reeleger

Congresso quer ouvir Pazuello sobre testes prestes a vencer

Comissão aprovou requerimento para realização de audiência pública com o ministro da Saúde

Henrique Gimenes - 24/11/2020 14h36

Pazuello é convidado por comissão do Congresso para falar sobres testes de Covid-19 próximos do vencimento Foto: PR/Carolina Antunes

A comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo sobre a Covid-19 que ouvir explicações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a existência de 6,8 milhões de testes para diagnosticar o coronavírus mantidos estocados e que perderão sua validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021, conforme revelou reportagem do Estadão.

O grupo aprovou, nesta terça-feira (24), um requerimento para realização de audiência pública com o ministro para “buscar informações e esclarecimentos sobre a reportagem publicada pelo jornal Estadão”. O requerimento foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).

Por iniciativa da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a comissão também aprovou outro requerimento, para que Pazuello preste informações sobre essa situação. No pedido, citando a reportagem do Estadão, a parlamentar quer saber os motivos pelos quais o Ministério da Saúde ainda não distribuiu os cerca de 6,8 milhões de testes, qual o plano da pasta para a distribuição e qual o número exato de testes para diagnóstico da covid-19 que ainda estão estocados.

– O cenário nacional ainda apresenta alta no número de casos de covid-19 e na média móvel de mortes em vários estados. Mais de 169 mil vidas já foram perdidas para a covid-19 no País. Alguns municípios voltaram a registrar elevadas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI – disse Eliziane.

Além disso, a comissão também aprovou realização de audiência pública com o ministro da Saúde para tratar das reuniões com laboratórios a respeito das vacinas em fase avançada de testes.

*Estadão

Leia também1 Vacina Sputnik V tem eficácia de mais de 95%, afirma fabricante
2 "Estados e municípios devem explicar testes prestes a vencer"
3 Vacina de Oxford tem eficácia de até 90%, afirma AstraZeneca
4 Fiocruz prevê vacinar 130 milhões contra a Covid em 2021
5 Para OMS, renunciar às festas de fim de ano é 'aposta mais segura'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.