Leia também:
X Janot: ‘Não agi por coragem, mas por medo de errar’

Congresso instala CPMI para investigar JBS

Comissão mista vai apurar termos da delação premiada de executivos e empréstimos com o BNDES

Henrique Gimenes - 05/09/2017 17h35 | atualizado em 05/09/2017 18h02

Congresso instala CPMI para apurar acordo de delação da JBS e empréstimos feitos ao BNDES Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Congresso Nacional instalou, nesta terça-feira (5), Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar os termos dos acordos de delação premiada da JBS e de sua controladora, J&F. A decisão acontece após o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, abrir investigação interna para apurar se houve omissão de informações nos acordos de delação dos executivos da empresa.

O presidente da CPMI será o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), enquanto o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi eleito vice-presidente. A escolha do relator deverá acontecer na próxima semana. A comissão havia sido criada no dia 30 de maio, após a divulgação do acordo de delação premiada de Joesley e Wesley Batista e também do empresário da J&F, Ricardo Saud.

Também devem ser apurados empréstimos do grupo feitos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2007 e 2016. A Comissão Mista será formada por 17 senadores e por 17 deputados federais. Entre os pedidos de convocação, estão o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os empresários Joesley e Wesley Batista, o ex-diretor da JBS Ricardo Saud, o ex-procurador Marcelo Miller e os ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.