Leia também:
X Caixa vai liberar 1º parcela do auxílio para 405 mil no sábado

Confira os candidatos ao cargo de novo ministro da Saúde

General Pazuello, oncologista Nise Yamaguchi e ex-ministro Osmar Terra são os nomes mais cotados

Paulo Moura - 15/05/2020 15h09 | atualizado em 15/05/2020 15h38

Candidatos ao cargo de ministro de Saúde Foto: Reprodução

Com a opção do médico Nelson Teich de pedir demissão do cargo de ministro da Saúde, na manhã desta sexta-feira (15), a chefia da pasta sob maior pressão no cenário de pandemia de Covid-19 voltou a ficar vago, após menos de um mês.

Por enquanto, quem fica no cargo é o general Eduardo Pazuello, que desde o dia 22 de abril ocupava o cargo de secretário-executivo do ministério. Interinamente, Pazuello vai responder pela chefia até que o presidente Jair Bolsonaro escolha um novo nome de forma oficial para a pasta.

Diante da nova indefinição, surgem nomes cotados para assumir a função, uns bastante conhecidos, como o ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, e outros que surgiram diante do momento de pandemia, como a oncologista Nise Yamaguchi.

Confira abaixo alguns dos nomes que aparecem como favoritos para assumir o comando do Ministério da Saúde (MS):

GENERAL EDUARDO PAZUELLO

General Eduardo Pazuello Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Até a saída de Teich, Pazuello ocupava o cargo número 2 do Ministério da Saúde. Apesar do pouco tempo na função de secretário-executivo, o general recebeu elogios do ex-ministro Teich por sua experiência em logística, setor do ministério que tem sido bastante exigido.

Pazuello foi um nome levado a Bolsonaro pelo grupo de generais ministros do Palácio do Planalto, em especial o chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno.

Assim como Bolsonaro, o general de divisão Eduardo Pazuello passou pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, Rio de Janeiro. Foi na academia que, em 1984, formou-se como oficial de intendência, a área de logística do Exército.

Segundo a revista Veja, o presidente já teria feito o convite ao número do 2 do MS que, por sua vez, teria aceitado o convite para o cargo de ministro. Por enquanto, ele segue como interino.

NISE YAMAGUCHI

Nise Yamaguchi Foto: Reprodução

A oncologista de 58 anos tem a seu favor o alinhamento com alguns pontos defendidos por Bolsonaro no combate ao coronavírus, entre eles o uso precoce da hidroxicloroquina e o chamado isolamento vertical, quando são colocados em quarentena apenas os integrantes dos grupos de risco.

Em abril, Nise se reuniu com Bolsonaro, que manifestou a ela o desejo de liberar o medicamento. Após o encontro entre os dois, o chefe do Executivo convidou a médica para integrar o gabinete de crise no combate ao vírus. Nesta sexta, a médica voltou a se reunir com o presidente após a saída de Teich.

A oncologista, que é diretora do Instituto Avanços em Medicina, em São Paulo, é formada em medicina pela USP e fez residência em clínica médica e imunologia no Hospital das Clínicas (HC). Ela é médica voluntária do Instituto da Criança do HC. Ela também atende no Hospital Israelita Albert Einstein.

OSMAR TERRA

Osmar Terra Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O terceiro, e mais conhecido dos candidatos, é o ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, que é médico e desde o início da quarentena tem feito diversas postagens nas redes sociais defendendo o isolamento apenas para idosos e grupos de risco, tese compartilhada por Bolsonaro.

Filiado ao MDB, Terra já foi prefeito de Santa Rosa (RS) e secretário de saúde no governo do Rio Grande do Sul durante o período de enfrentamento ao vírus H1N1.

No governo do ex-presidente Michel Temer, Terra assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e foi escolhido por Bolsonaro como ministro da Cidadania, no início da gestão.

Em fevereiro de 2020, Terra foi substituído por Onyx Lorenzoni e voltou à Câmara onde ocupa o terceiro mandato como deputado federal.

Leia também1 Nelson Teich pede demissão e deixa o Ministério da Saúde
2 General Pazuello assume o comando interino da Saúde
3 Bolsonaro se encontra com médica que apoia cloroquina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.