Leia também:
X Doria: Gestão Bolsonaro é ‘muito pior’ que a de Lula e de Dilma

Como será a sabatina de Augusto Aras no Senado nesta terça-feira

Nome do procurador-geral da República precisará ser aprovado por metade do plenário do Senado para a recondução

Paulo Moura - 24/08/2021 09h45 | atualizado em 24/08/2021 10h01

Procurador-geral da República Augusto Aras Foto: STF/Nelson Jr

A partir das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira (24), o Senado Federal realizará a sabatina de recondução de Augusto Aras ao cargo de chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR) para mais dois anos de mandato. Nos bastidores, a aprovação do nome é dada como certa, já que nenhum indicado chegou a ser rejeitado na história republicana brasileira.

Aras já passou por uma dessas sessões, em 25 de setembro de 2019, quando foi indicado pela primeira vez ao cargo de PGR. Na época, ele foi interpelado durante cinco horas sobre diversos temas, mas principalmente sobre a Lava Jato, quando defendeu a operação, mas disse que o modelo da força-tarefa é “passível de correções”.

Nesta terça, porém, o foco deve ser diferente do abordado há dois anos. O principal assunto a ser explorado pelos senadores é a condução governamental na pandemia, que já levou a diversos questionamentos sobre a atuação de Aras durante a CPI da Covid-19.

O relator na sabatina será o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o mesmo de 2019 que já se manifestou favorável à aprovação do nome de Aras. A reunião desta terça será semipresencial, com alguns senadores presentes no espaço da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e outros em participação remota.

A sessão será transmitida ao vivo, e o público pode participar ativamente enviando questionamentos pelo telefone 0800 061 2211 ou mandando mensagem pelo portal e-Cidadania. Mais de 100 perguntas já foram enviadas.

O nome de Aras ainda precisará ser votado em plenário pelos senadores, com a necessidade de aprovação de pelo menos 41 parlamentares para a recondução dele ao cargo.

Leia também1 STF: Toffoli nega pedido feito por procuradores contra Aras
2 Ratinho diz que Sérgio Reis está sendo alvo de "cruzada do mal"
3 Luís Roberto Barroso defende dar mais autonomia aos estados
4 CPI: Marcos Rogério vai ao STF contra restrição de documentos
5 Lula se encontra com Tasso, Cid Gomes e Eunício no Ceará

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.