Leia também:
X Juíza nega indenização à mulher e dispara: “Geração do mimimi”

Comitê debateu a aquisição de vacinas por empresas privadas

Ideia foi defendida pelos presidentes da Câmara e do Senado

Pleno.News - 31/03/2021 12h25 | atualizado em 31/03/2021 12h27

Senador Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quarta-feira (31) que o comitê de enfrentamento à pandemia de Covid-19 discutiu em sua primeira reunião a ampliação da iniciativa privada na aquisição de vacinas. Pacheco ressaltou que o apoio do setor privado ocorreria com a doação de parte das doses adquiridas para o Plano Nacional de Imunização.

A ideia foi defendida por Pacheco e também pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que descreveu a medida como “salvar vidas” e capaz de “manter os negócios em pé”.

O senador também disse ter levado as demandas de governadores ao presidente Jair Bolsonaro.

– Transmiti também ao presidente e demais membros as reflexões e reivindicações de governadores dos Estados e do Distrito Federal. Uma série de sugestões colocadas que deixei na mão do ministro da Saúde de iniciativas que podem ser tomadas – disse, citando ainda a possível atualização do plano de imunização para incluir a prioridade para profissionais de segurança pública e professores.

Pacheco disse ainda que foi posto em pauta o aprimoramento das relações internacionais. O presidente do Senado disse ter “grande confiança” no novo ministro nomeado das Relações Exteriores, Carlos França, que assumiu a vaga de Ernesto Araújo. A troca no Itamaraty era uma das cobranças do Parlamento.

Pacheco afirmou ter ouvido informações do ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, que tranquilizam o Congresso e a sociedade sobre as ações da pasta para garantir a disponibilização de oxigênio e medicamentos de intubação. O senador avaliou que a “união e pacificação” dos Três Poderes é caminho para o êxito no combate à pandemia.

– Ninguém quer o caminho do caos, todos querem o caminho da solução – disse. Ele reforçou, no entanto, que é papel do Congresso fazer cobranças e fiscalização em prol do bem-estar da população.

*Com informações do Estadão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.