Leia também:
X Evangélica é impedida de seguir com adoção por causa de crença

Comissão da Câmara aprova plantio medicinal da maconha

Medida é alvo de forte oposição do presidente Jair Bolsonaro, que já prometeu vetar a medida

Paulo Moura - 08/06/2021 14h51 | atualizado em 08/06/2021 15h04

Comissão da Câmara aprovou liberação de plantio medicinal e industrial da cannabis Foto: Pexels

A comissão especial da Câmara aprovou, nesta terça-feira (8), a proposta que libera o cultivo da maconha para uso medicinal e industrial. Com 17 votos favoráveis e 17 contrários, o desempate na votação do texto principal coube ao relator, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que decidiu a favor da medida.

A proposta tramita em caráter conclusivo e, por conta disso, poderá ser enviada diretamente ao Senado para votação, após a aprovação do colegiado especial. Entretanto, os deputados governistas, que são contra a proposta, informaram que vão apresentar recurso para levar a análise ao plenário da Câmara.

Após a aprovação do texto principal, o colegiado rejeitou todos os destaques (propostas de alterações) apresentados. De acordo com o relatório, “farmácias vivas” do SUS, que já fazem o cultivo de plantas medicinais, poderão também plantar maconha.

O plantio deve ser feito por pessoas jurídicas com autorização da Anvisa, no caso de uso medicinal. Já para uso industrial ou veterinário, a autorização deverá ser dada pelo Ministério da Agricultura.

Em manifestações recentes, o presidente Jair Bolsonaro já declarou que pretende vetar o projeto caso seja aprovado. No último mês, houve a troca de parlamentares para fortalecer a ala contrária ao projeto na comissão. O texto teve como base o projeto do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), de 2015.

Inicialmente, o projeto alterava a Lei Antidrogas apenas para autorizar no Brasil a venda de medicamentos oriundos da cannabis sativa. O relator apresentou um substitutivo amplo, que prevê o uso medicinal, veterinário, científico e industrial. Mitidieri defendeu a proposta mais ampla.

Leia também1 Bate-boca na CPI: Senador acusa Queiroga de “pseudovacinação”
2 Governo indica nome de Crivella para ser embaixador, diz jornal
3 Bezos irá ao espaço com irmão em foguete da sua empresa
4 Elaine Martins lança 2º single romântico, Mulher Realizada
5 Donald Trump sobre Bitcoin: "Parece um esquema de fraude"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.