Comissão da Câmara aprova moção de repúdio a Maduro
Vinte e um deputados aprovaram o requerimento apresentado por Marcel van Hattem contra o ditador da Venezuela
Pleno.News - 31/05/2023 15h22 | atualizado em 31/05/2023 16h35

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta quarta-feira (31), uma moção de repúdio à visita oficial ao Brasil do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) e recebeu 21 votos dos integrantes da CREDN. Deputados de partidos de esquerda votaram contra.
Na justificativa da moção de repúdio, van Hattem afirma que a visita “sinaliza grave mensagem do nosso país no cenário político internacional” e demonstra “omissão e complacência do atual governo brasileiro com o regime ditatorial, corrupto e opressor” que Maduro mantém na Venezuela.
O texto fala sobre casos mundialmente conhecidos de violações de direitos humanos, perseguição política, detenções arbitrárias, tortura, tratamento cruel e desumano, principalmente a seus opositores, restrições à liberdade de expressão e imprensa e da erosão da independência do Judiciário.
– Diante desses fatos, expressamos nossa total indignação e repúdio ao ditador Nicolás Maduro e seu governo, que têm ignorado as demandas da população venezuelana por liberdade, democracia e prosperidade econômica. É preocupante que nosso atual governo esteja abrindo, cada vez mais, diálogo com um presidente que, a um só tempo, desrespeita seu povo e os sagrados ditames da democracia constitucional amplamente defendida pelo Ocidente – diz parte do requerimento.
Leia também1 Gasolina ficará mais cara em quase todo o país; entenda
2 Camarotti se revolta: "Lula viu uma mostra do que é ditadura"
3 Em editorial, Estadão avalia que Lula "envergonha o Brasil"
4 Presidente da Petrobras acusa jornalista de O Globo de fake
5 Lula convida papa Francisco para visitar o Brasil