Comissão aprova indicação de Forster para embaixada

Nome agora segue ao plenário do Senado para que seja oficializado

Pleno.News - 13/02/2020 15h03

Diplomata Nestor Forster Foto: Divulgação/Itamaraty

O diplomata Nestor Foster foi aprovado por unanimidade, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, nesta quinta-feira (13), para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Para ser oficializado como embaixador, o nome do diplomata ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado, o que deve acontecer na próxima semana.

Na sabatina a que foi submetido no Legislativo, Foster disse que é preciso “dar a dimensão devida” ao problema de imigração para os Estados Unidos envolvendo brasileiros sem documentação. Para ele, a questão é “pontual”.

– O que aconteceu? O Brasil está em crise econômica? Alguém está mandando eles embora? Não é isso. É que houve um redirecionamento de organizações criminosas de imigração ilegal que atuavam na América Central e estão atuando hoje no Brasil – afirmou.

Durante suas respostas, Foster também fez algumas referências ao presidente Jair Bolsonaro. Classificou, por exemplo, a visita que o mandatário fez aos Estados Unidos em março do ano passado como histórica.

– Uma virada de página, assinalando um novo momento em que Brasil e Estados Unidos podem usar o que chamei de leito profundo de valores e princípios compartilhados que podem aflorar de forma mais firme e efetiva para a realização dos interesses dos dois países – disse.

Depois da sabatina desta quinta, Forster pretende fazer reuniões com autoridades em Brasília e no Rio de Janeiro e passar uns dias no seu estado natal, o Rio Grande do Sul, antes de voltar aos EUA na próxima semana. O diplomata está no comando interino da embaixada do Brasil desde junho do ano passado.

*Folhapress

LEIA TAMBÉM+ Bolsonaro diz que novo chefe da Palmares é excelente
+ Será inevitável privatizar o BB, diz presidente do banco
+ "Quem é Greenpeace? Isso é um lixo", dispara Bolsonaro


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo