Leia também:
X Ex-ministro de Temer deve sair do PL se Bolsonaro se filiar

Comentarista da Jovem Pan é exonerado da Alesp

Demissão do jornalista foi anunciada pelo gabinete do deputado Campos Machado

Pleno.News - 17/11/2021 21h33 | atualizado em 18/11/2021 12h41

José Carlos Bernardi Foto: Reprodução /Jovem Pan

O jornalista e comentarista da Jovem Pan, José Carlos Bernardi, foi exonerado do cargo que tinha na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), aponta a coluna Radar, da revista Veja.

A exoneração acontece um dia após Bernardi ser acusado de antissemitismo em razão de um comentário feito por ele na edição de terça-feira (16) do Jornal da Manhã.

A demissão do jornalista foi anunciada pelo gabinete do deputado Campos Machado (PTB). Bernardi era jornalista comissionado.

– Em face da gravidade da opinião declarada por meu assessor e tendo em vista os excelentes laços de amizade e respeito que tenho com a comunidade judaica, não poderia deixar de manifestar meu repúdio ao comentário […] Não poderia continuar contando com os serviços profissionais do autor desse absurdo pronunciamento. Portanto, hoje mesmo, em comum acordo com o profissional José Carlos Bernardi, decidimos que não havia mais condições de ele permanecer em meu gabinete, me restando determinar, hoje mesmo, as devidas providências para a sua imediata exoneração do cargo que ocupava – informou o comunicado de Campos Machado.

ENTENDA O CASO
Bernardi foi acusado de antissemitismo por conta de um comentário feito no Jornal da Manhã. Na ocasião, ele sugeriu que a Alemanha cresceu economicamente devido ao holocausto dos judeus e disse, em tom irônico, que o Brasil se equipararia economicamente ao país europeu caso fizesse o mesmo.

A fala ocorreu durante um debate com Amanda Klein sobre a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento no Parlamento Europeu.

– A Angela Merkel [chanceler da Alemanha] abriu o país para todo o mundo árabe. As alemãs estão sendo estupradas em praça pública. Este é o país que você defende – disse Bernardi a Amanda.

A jornalista, por sua vez, respondeu:

– Quem dera o Brasil chegasse aos pés do desenvolvimento econômico da Alemanha.

Foi neste momento que Bernadi soltou a fala que posteriormente receberia duras críticas nas redes sociais.

– É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra – declarou.

Após a repercussão da fala, o comentarista emitiu uma nota pedindo desculpas pela declaração, classificando o próprio comentário como “infeliz”.

– Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã, primeira edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender ninguém, nenhuma comunidade; é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido. Obrigado – assinalou.

Leia também1 MP apura fala de comentarista sobre matar um monte de judeus
2 Comentarista sugere morte de judeus para melhorar economia
3 Na Jovem Pan, Amanda Klein é criticada por usar vermelho
4 Lacombe é o grande vencedor do "Oscar do Jornalismo" no Brasil
5 Marinho sobre Jovem Pan: 'Saí porque estava virando escada'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.