Leia também:
X PL do PSOL quer descriminalizar “furto por necessidade”

Comandante do Exército reforça compromisso com Constituição

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira ressaltou que a corporação tem compromisso "com suas missões constitucionais"

Paulo Moura - 23/12/2021 14h08 | atualizado em 23/12/2021 14h48

General Paulo Sérgio Foto: Divulgação/CCOMSEx

Em uma mensagem de fim de ano dedicada à tropa, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, reforçou o compromisso da corporação “com suas missões constitucionais”. No pronunciamento, Oliveira classificou a instituição como “sólida, coesa, competente e respeitada pelo povo!”.

– É inegável a confiança que o povo brasileiro tem no Exército! Isso pode ser ratificado e tem sido expresso pela sociedade por intermédio dos altos índices de credibilidade que a nossa instituição mantém em nosso país. Aproveito esta oportunidade para reafirmar que você, soldado de Caxias, é o patrimônio mais precioso da força terrestre! – ressaltou.

O comandante também falou sobre os desafios reservados para 2022 e destacou que o ano marcará o bicentenário da Independência, momento que, de acordo com ele, será a oportunidade para que o país faça um reflexão sobre os caminhos que precisa trilhar para alcançar os valores de “ordem e progresso”, eternizados na bandeira nacional.

– A força terrestre manterá os seus elevados níveis de eficiência, as suas conhecidas capacidades operacionais e a sua união indissolúvel com o nosso povo, como sempre esteve, ao longo da história – disse.

Por fim, o general disse possuir “plena confiança” e “grande admiração” pelos oficiais, subtenentes e sargentos da corporação e aproveitou para cumprimentar os militares “pela ação de comando, liderança e condução moral dos homens e mulheres que integram” a instituição.

Confira abaixo, na íntegra, a mensagem do general para a tropa:

“Meus caros comandados, militares, veteranos, servidores civis e querida família militar, é com alegria que trago a todos uma mensagem antes do encerramento de 2021, ano de muito trabalho, desafios e conquistas!

Você, soldado, demonstrou dedicação redobrada no cumprimento das inúmeras missões por todo o Brasil e, sobretudo, foi solidário no incessante apoio ao combate à pandemia da Covid-19, preservando vidas e apoiando a população brasileira.

Quero destacar a principal razão da existência do Exército: seu permanente preparo e sua prontidão para a defesa da Pátria. Nesse mister, a Força Terrestre realizou todos os exercícios e todas as operações previstas, demonstrando elevado grau de operacionalidade, disponibilidade integral e capacidade de emprego.

No Brasil e no exterior, foram realizados diversos eventos e ações que proporcionaram um elevado preparo de nossos militares e tropas constituídas. Destaco as Operações Amazônia, Meridiano Ibagé, Treme Cerrado, Santa Bárbara do Oeste, Membeca e CORE, oportunidades em que foram utilizados os mais modernos meios de combate e logísticos, sistemas de comando e controle, viaturas, embarcações, aeronaves, armamentos e sistemas de armas com emprego de munição real.

Nas atividades com nações amigas, cabe destacar os exercícios realizados com os exércitos da Argentina, do Paraguai e dos Estados Unidos da América, além de uma série de cooperações, em diversas áreas, com mais de 50 nações pelo mundo.

O Sistema de Prontidão está em pleno funcionamento e com grande eficácia, certificando nossas tropas com os melhores parâmetros e indicadores de padrões internacionais, entregando à Força Terrestre e ao País uma tropa valor Divisão de Exército totalmente pronta e disponível para o emprego na defesa da Pátria. Essas tropas, de diversas naturezas e aptidões, podem-se fazer presentes em qualquer parte do território nacional, com elevada rapidez, mobilidade e poder de combate.

Ao longo de nossas fronteiras, cooperamos e atuamos com vigor no combate a ilícitos transfronteiriços, por meio de operações interagências – as Operações Ágata –, obtendo excelentes resultados na diminuição dos crimes transnacionais.

No que tange ao meio ambiente, quero destacar as Operações Verde Brasil e Samaúma, realizadas em apoio aos órgãos de fiscalização ambiental, que apresentaram eficiente redução do desmatamento na região amazônica, bem como coibiram a execução de outros crimes ambientais. A Amazônia é nossa prioridade!

Neste ano, ajudamos, uma vez mais, nossos irmãos brasileiros do Semiárido nordestino, construindo poços artesianos e levando água a quase três milhões de habitantes da população nordestina.

Em Roraima, continuamos participando da Operação Acolhida, sucesso humanitário reconhecido mundialmente, que já acolheu mais de 230 mil pessoas e interiorizou aproximadamente 62 mil venezuelanos.

Foram, também, incontáveis as ações de auxílio à população, com o socorro imediato em calamidades públicas, proteção e defesa civil de toda ordem. É a mão amiga do Exército presente em todo o Brasil!

Todas essas atividades só foram possíveis graças a um planejamento estratégico meticuloso e uma logística efetiva, que transformam os recursos financeiros alocados à Força Terrestre em insumos e ações com elevada capacidade de prontidão para atuação em todos os rincões do Brasil.

No campo do ensino militar, propulsor da excelência dos nossos recursos humanos, só temos motivos para nos orgulhar, pois o Exército continua capacitando seus quadros no mais alto nível, em todas as suas escolas e nos centros de formação. Destaco que a base de nossa formação está alicerçada nos valores, nas tradições e nos princípios éticos e morais, tão caros e essenciais para a carreira militar.

A Academia Militar das Agulhas Negras acaba de entregar à tropa uma nova turma de aspirantes, com um marco histórico de graduar, pela primeira vez, 23 mulheres na linha de ensino militar bélico. Militares prontas, entusiasmadas e altamente capazes de exercer as suas funções, dignas representantes da firme têmpera da mulher brasileira!

Ainda no ensino, decidimos pela escolha da nova sede da futura Escola de Formação e Graduação de Sargentos, a ser construída na Região Metropolitana do Recife. Uma escola moderna concebida para que seus egressos estejam prontos para os desafios e realidades do século XXI.

Na área de ciência e tecnologia, o Exército prosseguiu com projetos e pesquisas de diversos Materiais de Emprego Militar, cabendo destacar o incremento das capacidades de atuação cibernética, com reflexos para a proteção e a segurança da própria sociedade brasileira.

Em nossa Base Industrial de Defesa, os nossos programas estratégicos vêm-se concretizando cada vez mais, para aumentar o poder de combate da Força Terrestre. Dentre os programas, vale destacar:

– o Programa Guarani, na produção de blindados para a mecanização da Infantaria, e a sua evolução para o Programa Forças Blindadas, visando à aquisição de um novo blindado sobre rodas, oito por oito, para a Cavalaria;

– o Programa ASTROS 2020, com o desenvolvimento da família de mísseis e foguetes, de produção nacional; e

– o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, que continua em franca expansão para a vigilância e proteção da nossa extensa linha de fronteira.

No que tange à contribuição para o desenvolvimento nacional, a Engenharia do Exército tem-se mantido intensamente engajada em atividades e obras de cooperação, com a perfuração de poços artesianos em áreas carentes, a construção de trechos de rodovias e ferrovias e a revitalização de áreas ambientais degradadas. Cabe destacar três das mais impactantes entregas da nossa Engenharia em 2021: a pavimentação do trecho final da BR-163, no Pará; a duplicação de etapa crítica da BR-116, no Rio Grande do Sul; e a construção do trecho da ferrovia de integração Oeste-Leste.

Quanto à dimensão humana da Força, nosso maior patrimônio, temos cuidado do nosso pessoal que, com abnegação e sem medir sacrifícios, dedica-se integralmente a servir ao povo brasileiro. Assim, prosseguimos aperfeiçoando processos de gestão, valorizando os recursos humanos, ampliando moradias e organizações de saúde, bem como melhorando nossos colégios e escolas militares.

Um exemplo marcante desse esforço está relacionado com a saúde assistencial que o Exército fez pela família militar e pela nossa população, nesses quase dois anos de pandemia, cuidando, protegendo, tratando e salvando vidas. Cabe mencionar o valor de nossos quadros de saúde e todo o apoio da Força prestado à população por meio de ações de triagem, transporte, evacuações, alimentação, desinfecção de áreas, capacitação de pessoal e apoio à vacinação.

É inegável a confiança que o povo brasileiro tem no Exército! Isso pode ser ratificado e tem sido expresso pela sociedade por intermédio dos altos índices de credibilidade que a nossa Instituição mantém em nosso País. Aproveito esta oportunidade para reafirmar que você, soldado de Caxias, é o patrimônio mais precioso da Força Terrestre!

Aos nossos veteranos, ratifico a minha confiança. Tenho plena convicção de que, em nossas veias, sempre correrá o sangue verde-oliva. Agradeço o legado deixado. Nossos compromissos serão sempre os mesmos. Meus veteranos, com vocês temos um Exército maior e mais forte!

Nos últimos oito meses, como Comandante do Exército, me fiz presente em todos os Comandos Militares de Área e pude constatar o profissionalismo e o comprometimento de nossos militares. O Exército Brasileiro está sempre pronto para cumprir qualquer missão!

Sinto-me imensamente honrado em comandar essa Instituição sólida, coesa, competente e respeitada pelo povo!

Assim, desejo manifestar a plena confiança e a grande admiração que tenho pelos nossos oficiais, subtenentes e sargentos e cumprimentá-los pela ação de comando, liderança e condução moral dos homens e mulheres que integram o nosso Exército.

O ano de 2022 nos traz a esperança de que a vida terá a sua normalidade restabelecida. Será um ano dinâmico e com eventos importantes, dos quais destaco o Bicentenário da Independência, oportunidade para refletirmos sobre o gigante que somos e os caminhos que seguiremos para alcançarmos um futuro de paz, estabilidade, prosperidade e liberdade que, historicamente, temos perseguido e está eternizado em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.

Estejam seguros de que a Força Terrestre manterá os seus elevados níveis de eficiência, as suas conhecidas capacidades operacionais e a sua união indissolúvel com o nosso povo, como sempre esteve, ao longo da história.

Finalizando, reafirmo o compromisso do Exército com suas missões constitucionais e desejo que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos traga a você, soldado do invicto Exército de Caxias, à sua família e ao nosso amado Brasil, um feliz Natal e um novo ano repleto de paz, saúde e prosperidade.”

Leia também1 Pastor Josué Valandro Jr. lança o livro devocional Jornada 365
2 PL do PSOL quer descriminalizar "furto por necessidade"
3 Lula ganha beca de advogados em jantar: "Símbolo da Justiça"
4 "Bolsonaro faz politicagem com vida de crianças", diz Freixo
5 Site dos Correios volta a operar "com quase toda a capacidade"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.