Leia também:
X Polícia apura se Flordelis foi vítima de extorsão por preso

Com MP, Bolsonaro encerra monopólio da Casa da Moeda

Objetivo, segundo o governo, é reduzir custos com fabricação de papel-moeda

Paulo Moura - 06/11/2019 09h26 | atualizado em 06/11/2019 09h37

Bolsonaro assinou fim do monopólio da Casa da Moeda Foto: USP Imagens/Marcos Santos

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta terça-feira (5) uma MP (medida provisória) para acabar com o monopólio da Casa da Moeda na fabricação de papel-moeda, moedas metálicas, cadernetas de passaportes e impressão de selos postais e fiscais federais.

O governo afirma que, apesar da abertura de concorrência para esse serviço, será preservada a segurança e fiscalização para emissão de papel-moeda. O objetivo, segundo o ministro Jorge Oliveira (Secretaria Geral), é reduzir os custos de fabricação e, com isso, é esperado, por exemplo, um corte nos valores pagos para emissão de passaporte.

A equipe de governo ainda não tem uma estimativa de economia com a medida para os próximos anos. As regras da concorrência pelos serviços prestados pela Casa da Moeda ainda serão definidas. Apesar da quebra de monopólio, a Casa da Moeda continua na lista do PPI (programa de parcerias de investimentos) para futuras privatizações.

Por ser uma MP, o fim do monopólio passa a valer imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso até o começo do próximo ano, ou então perderá a eficácia. A medida provisória é parte do pacote de ações adotadas pelo presidente no evento em comemoração aos 300 dias de governo.

Na cerimônia, Bolsonaro também assinou o projeto de lei que prevê a capitalização da Eletrobras. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a empresa vem perdendo espaço no setor de energia e não tem mais capacidade de investimento.

O projeto abre caminho para que a estatal seja incluída no PND (Plano Nacional de Desestatização) e para que a venda das ações ao mercado possa ocorrer no próximo ano.

*Folhapress

Leia também1 Acusado de matar Marielle revela que já foi assessor do PT
2 Comissão amplia para R$ 998 valor de saque do FGTS
3 Michelle Bolsonaro participa de chá para ajudar ONG

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.