Leia também:
X Novo vai ao TSE contra Lula por propaganda eleitoral antecipada

Com Jerominho, 56 políticos foram baleados no Rio

Dados são referentes a região metropolitana do Rio de Janeiro

Pleno.News - 05/08/2022 21h19

Ex-vereador Jerominho Foto: Reprodução/SBT

Assassinado na tarde de quinta-feira (4), o ex-vereador carioca Jerônimo Guimarães Filho, conhecido como Jerominho, foi o 56º político baleado na região metropolitana do Rio de Janeiro nos último seis anos. Os dados são do Instituto Fogo Cruzado, que mantém uma plataforma e um aplicativo voltados para o monitoramento de tiroteios e seus impactos em centros urbanos. São reunidos diversos indicadores sobre violência armada, inclusive a ocorrência de mortos e feridos através do disparo de armas de fogo.

Os dados apontam que, dos 56 políticos baleados, 47 morreram e nove ficaram feridos. Somente neste ano já foram três ocorrências, sem sobreviventes.

Exercendo dois mandatos, Jerominho foi vereador entre 2001 e 2008. Ele foi vítima de uma emboscada de homens que estavam em um veículo branco e cercaram seu carro. Embora tenha sido socorrido e levado para o Hospital Oeste D’Or, o ex-vereador não resistiu aos ferimentos. Seu cunhado, o empresário Maurício Raul Atallah, o acompanhava e também foi atingido, e foi internado no Hospital Rocha Faria em estado grave.

Dados do Instituto Fogo Cruzado também chamam atenção para os disparos contra políticos na Baixada Fluminense, que integra a região metropolitana do Rio de Janeiro e é composta por 13 municípios. Um relatório divulgado há cerca de dois anos mostrou um cenário preocupante. A Baixada Fluminense concentrava 76% desses crimes ocorridos na região metropolitana entre 2016 e 2020. Em maio desse ano, o ex-candidato a vereador em Nova Iguaçu (RJ), Rogério Nunes de Oliveira, morreu após dez dias internado em estado grave. Conhecido como Dudu da Kombi, ele também foi alvo de uma emboscada.

*Agência Brasil

Leia também1 Ex-vereador Jerominho morre após ser baleado no Rio
2 Novo vai ao TSE contra Lula por propaganda eleitoral antecipada
3 Paes contraria Bolsonaro e firma 7 de Setembro no centro do Rio
4 Justiça nega denúncia contra ex-ministro por homofobia
5 Queda de helicóptero causa mortes em São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.