Leia também:
X Com 65 anos, Delcídio do Amaral tem Covid-19 e dengue

Com Covid-19, Onyx faz relato sobre a eficácia da cloroquina

Ministro afirmou que usou hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina no tratamento contra a doença

Henrique Gimenes - 24/07/2020 15h47 | atualizado em 24/07/2020 16h33

Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (24), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, publicou um relato em suas redes sociais para falar dos efeitos da hidroxicloroquina em sua luta contra a Covid-19. O ministro foi diagnosticado com a doença e adotou um protocolo de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina como parte do tratamento.

Onyx revelou que estava infectado com a doença na segunda-feira (20) em suas redes sociais. Ele começou a sentir os sintomas na semana passada e se submeteu a exames na última sexta-feira (17). O ministro está em isolamento e cumprindo suas funções no governo em home office. Na terça-feira (21), ele chegou a compartilhar uma foto com caixas de hidroxicloroquina e azitromicina em suas redes sociais.

Ao trazer o seu relato sobre a eficácia dos medicamentos, o ministro primeiro agradeceu ao apoio que vem recebendo em suas redes sociais.

– Hoje é sexta-feira. Faz uma semana que eu e minha esposa estamos lutando contra a Covid-19. Essa é uma enfermidade muito agressiva, que ataca o nosso organismo de muitas maneiras. E eu quero agradecer todas as orações, todas as palavras de carinho que nós recebemos através das redes sociais, de milhares de pessoas. Muito obrigado àqueles todos que oraram pela gente. Estamos muito felizes de termos essa rede – ressaltou.

Onyx explicou então que ele e sua esposa decidiram usar os medicamentos em comum com os médicos e lamentou a politização em torno da cloroquina.

– Eu queria trazer esse testemunhal. Usamos o protocolo de hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina de comum acordo com nossos médicos. Como determina a Associação Médica Brasileira, de que esse é um assunto a ser tratado entre o médico e o paciente. E lamentavelmente esse assunto foi super politizado. E politizado pela turma do “quanto pior, melhor”. O presidente Bolsonaro, por ter proposto que se estudasse isso, e se fizesse uso desse tipo de tentativa. E eu digo que, nesses momentos, aonde temos uma enfermidade que ninguém conhece, que não tem nenhum remédio específico e não tem vacina, a gente deve usar todas aquelas ferramentas que estão ao alcance do médico e que o paciente concorda – afirmou.

Por fim, ele confirmou os resultados positivos obtidos com o protocolo de medicamentos e disse que por isso decidiu fazer o relato.

– No meu caso e no caso da minha esposa, tivemos um resultado muito positivo. São vários os relatos que falam que, em torno de 70% a 80% das pessoas que utilizam o protocolo no período inicial se beneficiam. Tem um grupo de pessoas que não, mas no nosso caso funcionou. Então eu acho importante trazer esse testemunhal. Até porque, no caso da saúde da gente e da vida da gente, só o médico e o paciente sabem o que é o melhor – destacou.

https://twitter.com/onyxlorenzoni/status/1286703625889357826

Leia também1 "Entrei na pior fase do vírus", revela Coronel Tadeu
2 Bolsonaro elogia cloroquina: '12 horas depois estava bem'
3 Onyx tem aliado contra a Covid-19: Hidroxicloroquina
4 CNN censura entrevistado que defendia cloroquina ao vivo
5 Prefeito que usou cloroquina diz que aplicará protocolo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.