Leia também:
X Julgamento do “Quadrilhão do MDB” é interrompido por Toffoli

CNN perde ação contra médico que foi cotado para ser ministro

Emissora afirmou que Ítalo Marsili não possuía certificação de psiquiatra, alegação que foi contestada pelo médico

Paulo Moura - 19/02/2021 12h14 | atualizado em 19/02/2021 12h24

Dr. Italo Marsili chegou a ser cotado para o Ministério da Saúde Foto: Reprodução

A CNN Brasil e o âncora Daniel Adjuto sofreram uma derrota em uma ação judicial movida por Italo Marsili. O médico, que foi cotado para assumir o Ministério da Saúde no governo do presidente Jair Bolsonaro em maio do ano passado, pediu uma indenização de R$ 300 mil ao canal de notícias por danos morais, mas a Justiça, em primeira instância, determinou o pagamento de apenas R$ 10 mil. A CNN e Adjuto não aceitaram a condenação e recorreram da decisão. O recurso foi acatado no início deste mês e será analisado pela Justiça.

A sentença foi determinada pelo juiz Fernando Henrique de Oliveira Biolcati, da 22ª Vara Cível de São Paulo. O magistrado entendeu que a CNN havia cometido um erro com Marsili, mas acatou a alegação da defesa do canal de que a correção foi feita em todas as plataformas.

O médico procurou a Justiça após Daniel Adjuto ter noticiado pela televisão e no Twitter, em 18 de maio, que o profissional cotado para assumir o cargo de ministro no lugar de Nelson Teich não possuía a certificação de psiquiatra, por não ser inscrito na ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Marsili, porém, tem o registro na CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), o que lhe confere a qualificação.

Após o erro da CNN, a assessoria de imprensa do médico entrou em contato com o canal e pediu a correção da informação, o que foi feito no dia seguinte. Daniel Adjuto entrou no CNN 360° para explicar que o profissional havia concluído a residência médica no Instituto Federal de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tinha a certificação profissional, mas fez uma ressalva dizendo que ele não poderia “se apresentar como psiquiatra nas redes sociais, por exemplo”.

No processo, a defesa de Marsili apontou que as correções foram “demasiadamente discretas” e fez os seguintes pedidos na Justiça: “Condenação dos réus [CNN e Adjuto] ao pagamento de indenização por danos morais, por danos materiais a título de perda de uma chance [no Ministério da Saúde] e à publicação da eventual sentença condenatória nos portais da CNN Brasil”.

Leia também1 Julgamento do "Quadrilhão do MDB" é interrompido por Toffoli
2 Plano de vacinação da Venezuela dá prioridade a políticos
3 Rodrigo Amorim fala de sua visita a Daniel Silveira na PF
4 Facebook veta acesso de notícias da Austrália por lei polêmica
5 Edir Macedo pede reabertura de processo contra Haddad no STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.