Leia também:
X PF prende casal que vendia vídeo de estupro dos filhos a R$ 150

CNJ bloqueia credencial que inseriu mandado contra Moraes

Apuração do caso é realizada tanto pelo CNJ quanto pela Polícia Federal

Paulo Moura - 05/01/2023 15h08 | atualizado em 05/01/2023 16h10

CNJ bloqueou credencial que registrou mandado contra Moraes Foto: Rômulo Serpa/Agência CNJ

A credencial utilizada para inserir o falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), foi bloqueada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação foi confirmada pelo conselho em nota.

– O Conselho Nacional de Justiça informa que a inconsistência encontrada na quarta-feira (4), no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, foi causada pelo uso indevido de credencial de acesso ao sistema, e já foi devidamente bloqueada – afirmou o CNJ.

A apuração do caso, que é feita pelo CNJ e pela Polícia Federal, tenta descobrir se dono da credencial, agora bloqueada, a usou com má-fé ou se ela foi roubada ou clonada. Atualmente, são os tribunais os responsáveis por alimentar o sistema com informações.

Em razão do ocorrido, o acesso público ao BNMP ficou indisponível durante boa parte desta quinta (5). Durante a manhã, os usuários recebiam uma mensagem de erro indicado que o portal estava fora do ar. Já no período da tarde, o acesso retornou, mas sem o carregamento da área de pesquisa dos mandados.

SOBRE O FALSO MANDADO
No falso mandado de prisão, divulgado pelo colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, o autor do texto inseriu diversas frases irônicas com críticas ao ministro como “o Estado somente eu”, “vontade extraordinária de ver o Lula continuar na Presidência” e “publique-se, intime-se e faz o L”.

O texto faz referência também ao processo eleitoral, especialmente com relação às urnas eletrônicas, e diz que Moraes condena a si mesmo por litigância de má-fé, justamente a conduta que ele atribuiu ao PL quando multou o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro em mais de R$ 22 milhões na ação na qual a sigla questionou o TSE sobre as urnas usadas no pleito deste ano.

Primeira parte do falso mandado de prisão contra Moraes Foto: Reprodução/CNJ
Segunda parte do falso mandado de prisão contra Moraes Foto: Reprodução/CNJ

 

Leia também1 Moraes pede a própria prisão em registro feito no sistema do CNJ
2 CNJ apura utilização indevida de sistema para "prender" Moraes
3 Em carta, cacique Serere pede perdão a Lula e Moraes
4 Moraes cancela passaporte e bloqueia contas de Figueiredo
5 Alexandre de Moraes suspende redes sociais de três jornalistas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.