Leia também:
X Pais de aluna que sugeriu atacar escola devem pagar indenização

Citando Torres, Nikolas pede prisão de chefe do GSI de Lula

Deputada Carla Zambelli confirmou pedido de prisão de general e apreensão de passaporte

Marcos Melo - 19/04/2023 16h38 | atualizado em 19/04/2023 17h21

Lula e general Gonçalves Dias Foto: Ricardo Stuckert

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) defende a prisão do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Gonçalves Dias. No entendimento do parlamentar, o critério é o mesmo adotado na prisão do ex-ministro da Justiça e secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, em razão das manifestações radicais em 8 de janeiro.

– No mesmo entendimento do Alexandre de Moraes, que decretou a prisão do Anderson Torres sob alegação de omissão na defesa dos prédios federais, estou pedindo a prisão do ministro do GSI, general Gonçalves Dias, que estava dentro do palácio [do Planalto] no momento da invasão e claramente se omitiu – disse Nikolas em seu Twitter, nesta quarta-feira (19).

O parlamentar encaminhou uma notícia-crime contra o general Gonçalves Dias à Procuradoria-Geral da República (PGR). O deputado quer a participação da PGR junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste caso.

A deputada federal Carla Zambelli também usou suas redes sociais, nesta quarta, para confirmar o pedido de prisão do chefe do GSI de Lula (PT) e o pedido de apreensão do passaporte do militar. Enquanto goza de liberdade, o general poderia destruir provas e obstruir a investigação, além da possibilidade de fugir do país.

CPMI DO 8 DE JANEIRO
A pressão sobre o governo está muito forte acerca da elucidação dos fatos sobre as manifestações extremistas, em 8 de janeiro, onde prédios dos Três Poderes foram depredados no Distrito Federal.

No mesmo momento em que surge o vídeo revelando a presença do chefe do GSI de Lula (PT) no momento dos atos, no interior do Palácio do Planalto, deputados e senadores do oposição exercem um bloqueio às pautas no Congresso Nacional, até que seja lido o requerimento para instauração da CPMI do 8 de janeiro.

Leia também1 GSI negou várias vezes entrega de imagens dos atos do dia 8
2 Invasores do Planalto receberam água de integrante do GSI
3 Moro: O que fazia no Planalto o general em meio a invasores?
4 GSI diz que conduta de agentes nos atos está sendo investigada
5 Chefe do GSI apresenta atestado e falta em audiência na Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.