Leia também:
X Michelle Bolsonaro anuncia dia de jejum e oração pelo Brasil

Ciro rompe até com o irmão e diz que recebeu ‘facada nas costas’

"A traição é a cara do momento, no Ceará", disse o presidenciável

Pleno.News - 28/09/2022 09h00 | atualizado em 28/09/2022 11h49

Ciro Gomes
Ciro Gomes Foto: EFE/Sebastião Moreira

No momento em que é pressionado por uma campanha de voto útil no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, enfrenta uma crise no seu estado, o Ceará. Ele brigou com o irmão, Cid Gomes, e vê a candidatura de seu indicado para a disputa ao governo estadual definhar.

– Recebi uma facada poderosa nas costas. A traição é a cara do momento, no Ceará. Resolvi não ir ao meu estado pela primeira vez. Que o cearense diga lá o que quer fazer de mim – disse Ciro.

As declarações do pedetista foram dadas em uma entrevista recente ao site O Antagonista.

O rompimento de uma aliança de 16 anos entre o grupo de Ciro e o PT no Ceará dividiu a família Ferreira Gomes. Enquanto o candidato do PDT ao Palácio do Planalto ataca o PT, o senador Cid Gomes (PDT-CE) e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT) – irmãos do ex- ministro -, evitam dar apoio a Roberto Cláudio (PDT), o candidato de Ciro ao governo, e fazem campanha para o petista Camilo Santana ao Senado.

Na tentativa de se reaproximar do PT, Cid afirmou que não vai declarar voto para governador.

– Vou me preservar no primeiro turno para tentar ser esse catalisador, o cupido da renovação dessa aliança – disse o senador.

Ele se manifestou no início do mês, ao pedir votos para Ciro e Camilo Santana, em Sobral. Cid está recluso e não participou nem mesmo da convenção do PDT que lançou a candidatura do irmão à sucessão de Jair Bolsonaro (PL).

Roberto Cláudio corre o risco de ficar fora do segundo turno, que deve ser disputado entre Elmano de Freitas (PT), candidato de Lula, e Capitão Wagner (União Brasil), nome avalizado por Bolsonaro.

A divisão tem atrapalhado também a candidatura de Ciro no seu estado. Pesquisa Ipec divulgada na quinta-feira da semana passada indicou que o pedetista tem 10% das intenções de voto no Ceará. Ocupa o terceiro lugar no estado onde construiu sua trajetória política, atrás de Lula (63%) e Bolsonaro (18%).

Nas três eleições presidenciais que disputou, Ciro sempre venceu em seu estado. Em 1998 ele bateu, com 34,23% dos votos, Lula e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que foi eleito. Em 2002, venceu Lula e José Serra (PSDB), com 44,48% dos votos válidos. E superou Fernando Haddad (PT) e Bolsonaro em 2018, com 40,95%.

DIVISÃO
Adversários políticos de Ciro duvidam, no entanto, que haja um rompimento na família. O ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) vê o movimento como “jogo de cena” para garantir cargos, caso o PT ganhe o governo do Ceará.

– Eles não brigam entre eles, não. Eles querem uma boquinha porque perderam o Brasil. O Ciro destruiu tudo, ninguém pode ser ministro de um nem de outro – afirmou Eunício, em referência a Lula e a Bolsonaro.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse ao Estadão que Cid tem evitado seus contatos.

– Não falo com ele há um bom tempo Ele se licenciou do Senado. Logo no comecinho [do período eleitoral], liguei para ele e não respondeu. Não voltei a falar – disse.

*AE

Leia também1 Michelle Bolsonaro anuncia dia de jejum e oração pelo Brasil
2 Gilmar suspende cobrança de R$ 18 milhões em impostos de Lula
3 Lula elogia presidente do Banco Central da gestão Bolsonaro
4 Ipec no RJ: Cláudio Castro abre 13 pontos contra Marcelo Freixo
5 "Não anule seu voto, não se abstenha", diz Bolsonaro em live

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.