Ciro Nogueira diz que hoje “Lula é um avião voando sozinho”
Senador falou sobre a disputa presidencial de 2026
Pleno.News - 25/10/2025 17h59 | atualizado em 27/10/2025 16h28

O presidente nacional do Progressistas e senador Ciro Nogueira (PI) disse, neste sábado (25), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é, “um avião voando sozinho”, ao explicar porque acha que, neste momento, o petista seria o favorito para vencer as eleições presidenciais de 2026.
A declaração foi dada a jornalistas durante o Fórum de Segurança Pública, promovido pela Fundação Francisco Dornelles em São Paulo.
– Vejo como um jogo de futebol. Se só um time está em campo, ele é o favorito – disse Nogueira.
– Hoje o Lula é um avião voando sozinho, mas é um avião que voa baixo, com teto baixo e pouca autonomia. Quando o nosso centro decolar, vai voar muito mais alto e será muito melhor para o país – completou.
O senador salientou que o campo político da direita terá de escolher um candidato e que essa decisão passará pelos governadores estaduais. Nogueira tem dito que sua preferência é pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Nos bastidores, o presidente do PP tenta se cacifar como candidato a vice-presidente.
Ele também criticou Lula pela declaração em Jacarta, na Indonésia, de que “traficantes são vítimas de usuários”. O petista fez uma retratação nas redes sociais em seguida, afirmando que a frase foi “mal colocada”.
– Só tenho a lamentar nós termos um presidente da República com esse tipo de pensamento – afirmou o senador.
– Mas ele mesmo viu a repulsa da sociedade, de direita a esquerda, diante desse tipo de visão de país, completamente equivocada. A sociedade não aceita esse tipo de posicionamento de um presidente da República.
*AE
Leia também1 Veja quem são os pré-candidatos confirmados e cotados para 2026
2 Ciro Gomes filia-se ao PSDB e alfineta o PT: “Não tem ladrão”
3 Daciolo: "Vamos transformar a colônia em nação brasileira"
4 PSDB convida Temer a disputar eleição presidencial em 2026
5 Anielle Franco antecipará saída de ministério, diz colunista



















