Leia também:
X Moro rebate PT: ‘Roubalheira tirou Lula da disputa em 2018’

Ciro Nogueira: “Determinação é reduzir impostos do diesel”

Ministro-chefe da Casa Civil ressaltou, porém, que a ideia é que os governadores também reduzam as alíquotas

Pleno.News - 07/02/2022 08h10 | atualizado em 07/02/2022 09h15

Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira Foto: Casa Civil/Benné Mendonça

O diesel é o principal alvo do governo para conter a alta nos preços dos combustíveis, segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, na madrugada desta segunda-feira (7), Ciro afirmou: “A ideia é darmos condições para que os governadores também reduzam, já que estão arrecadando tanto”.

– A determinação é reduzir os impostos federais no que diz respeito ao diesel, que é o fator mais complicado. Sei que a população sofre com a questão da gasolina, mas o diesel é o que transporta os alimentos e as pessoas nas grandes cidades – ressaltou.

Nogueira disse que o governo de Jair Bolsonaro se preocupa em manter a estabilidade do país, fundamental para conter o avanço do dólar e evitar novas altas dos combustíveis.

O ministro-chefe da Casa Civil também ressaltou os obstáculos impostos pela necessidade de importação de cerca de 30% do refino do petróleo, atribuída à falha na conclusão de refinarias.

Sobre o andamento da pauta das reformas, o ministro reforçou a necessidade de uma reformulação na área tributária, para combater “o sistema mais complexo e injusto do mundo”. Nogueira afirmou que a politização do assunto impediu o avanço de uma solução no Congresso, mas prometeu a medida em um eventual segundo mandato de Bolsonaro.

– Aprovamos a reforma na Câmara, mas chegou no Senado e foi travada. Lá o governo tem muita dificuldade. A reforma tributária talvez seja a mais complexa de todas, porque envolve todos os poderes, interesses do empresariado, trabalhadores – destacou.

Ciro Nogueira falou também sobre o reajuste salarial para o funcionalismo público e afirmou que o governo ainda não chegou a uma definição. De acordo com o ministro, não há verba no Orçamento para um aumento linear para todas as categorias em 2022, e o aumento de benefícios dos servidores, como o vale-alimentação, é uma das alternativas cogitadas.

– Os servidores merecem aumento; é legítima a reivindicação. Mas, se não tivermos responsabilidade quanto a isso, quem vai sofrer não é o funcionalismo, e sim as milhões de pessoas que estão passando fome. É difícil de sair, a não ser que tenha uma discussão de corte de gastos, que pode acontecer no Congresso – completou.

*AE

Leia também1 Pagamento irregular do Auxílio pode chegar a R$ 808,9 milhões
2 Moro rebate PT: 'Roubalheira tirou Lula da disputa em 2018'
3 Alvo de piadas, desembargador exibe ampla biblioteca "real"
4 Município do RJ aplica 4ª dose da vacina contra a Covid em idosos
5 Associação de vítimas da Covid quer indenização de R$ 200 milhões do governo federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.