Leia também:
X SP: Doria ameaça usar “força policial” contra caminhoneiros

Ciro Gomes confirma que irá a ato do MBL contra Bolsonaro

Pedetista, que já chamou movimento de "facção criminosa", afirma que "defesa da liberdade" está "acima de posicionamentos ideológicos"

Thamirys Andrade - 09/09/2021 15h56 | atualizado em 09/09/2021 16h39

Ciro Gomes foi candidato à Presidência em 2018 pelo PDT Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Ciro Gomes (PDT) confirmou nesta quinta-feira (9) que irá à manifestação do Movimento Brasil Livre (MBL) contra o presidente Jair Bolsonaro no próximo dia 12 de setembro. De acordo com o ex-ministro, o “embate em defesa da justiça e da liberdade” está “acima de posicionamentos ideológicos”.

– Irei à manifestação do dia 12 na Avenida Paulista e sempre tentarei ir a outras manifestações que forem convocadas contra Bolsonaro. Seja qual for o sacrifício e risco que isso represente, há algo maior que tudo: o futuro do Brasil e da nossa democracia – escreveu Ciro em sua conta oficial no Twitter.

Na postagem, o ex-governador do Ceará comparou o presidente da República ao vírus da Covid-19, descrevendo ambos como “ameaças mortais”.

– Iremos para as ruas com todas as cautelas sanitárias, mas com todo destemor cívico. Ou seja: com máscara no rosto e coragem no coração! Esta luta não é mais um símbolo ou uma metáfora, mas um embate real em defesa da justiça e da liberdade. Ela está acima de pessoas, de partidos ou posicionamentos ideológicos. Estamos às voltas com duas ameaça mortais: uma é a Covid e [a] outra [é] Bolsonaro – assinalou.

Segundo a revista Veja, embora Ciro Gomes tenha confirmado presença, ele ainda não decidiu se subirá no caminhão de som.

O MBL já foi alvo de duras críticas do pedetista, que, em 2019, chegou a chamar o movimento de “facção criminosa”. Neste momento, contudo, o grupo defende deixar as “pautas particulares e partidárias” de lado em prol do impeachment do atual chefe do Executivo.

O próprio PDT emitiu um comunicado assinado pelo presidente da sigla, Antonio Neto, convocando para o ato do próximo fim de semana.

– É hora de unirmos forças da esquerda à direita pelo impeachment desse presidente tirano e incompetente. Todos aqueles que realmente querem a saída de Bolsonaro precisam estar juntos neste momento, sem cálculos eleitorais para 2022 e sem sectarismos oportunistas – diz a nota.

Além de Ciro Gomes, já confirmaram presença no protesto o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Amoêdo (Novo), a deputada Tábata Amaral (sem partido), o senador Alessandro Vieira (Cidadania), a senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado Alessandro Molon (PSB). O MBL pede que os manifestantes não defendam pautas partidárias e compareçam à manifestação vestidos de branco.

Leia também1 Nunes Marques arquiva pedido de prisão de Freixo, Joice e Frota
2 Barroso convida militar para comissão que monitora eleições
3 Lula afirma que "sobrevive" com salário de R$ 27 mil do PT
4 Zé Trovão é localizado pela PF com ajuda do Itamaraty
5 Leia a íntegra do discurso de Barroso sobre o 7 de setembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.