Leia também:
X Lula discursa na Bahia e “manda recado” às Forças Armadas

Ciro Gomes cobra do STF posição contra a PEC dos Benefícios

Ele chamou a medida de "um estelionato eleitoral gravíssimo e uma violação da própria Constituição"

Henrique Gimenes - 02/07/2022 20h43 | atualizado em 02/07/2022 21h08

Ciro Gomes Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT, classificou a aprovação da PEC dos Benefícios no Senado como um estelionato eleitoral gravíssimo e cobrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) torne a medida inconstitucional. O ex-ministro e ex-governador do Ceará está em Salvador, Bahia, assim como outros três presidenciáveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

A jornalistas, Ciro disse que a medida – que concede benefícios, como o “auxílio-caminhoneiro”, e amplia programas sociais, como o Auxílio Brasil – é uma violação à Constituição. A PEC tem um custo estimado de R$ 41,25 bilhões, computados fora do teto de gastos.

– É uma emenda que permite a população acreditar que será salva por um socorro, mas que só vale até dezembro. O que significa um estelionato eleitoral gravíssimo e uma violação da própria Constituição que não pode ser emendada com tal vileza. Espero que o STF ponha um reparo a este absurdo – afirmou.

Durante a agenda pela capital baiana, Ciro se encontrou com Tebet. Ambos tentam se viabilizar como alternativa para a chamada terceira via, em opção aos atuais favoritos na disputa, Lula e Bolsonaro.

Logo após, o pedetista publicou nas redes sociais: “Eu e Simone Tebet nos encontramos há pouco, nas ruas, envolvidos pelo calor do povo baiano. Democracia é isso: convivência harmônica e respeitosa”.

*AE

Leia também1 Lula critica Bolsonaro e a PEC dos benefícios: "Projeto eleitoral"
2 Aras vai ao STF contra lei que paga salário-esposa a servidores
3 Governo quer acelerar votação da PEC dos benefícios na Câmara
4 Novo deve ingressar com ação no STF contra PEC dos benefícios
5 Serra é o único a votar contra PEC que amplia benefícios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.