Leia também:
X PSDB gastou R$ 12,2 milhões em prévias vencidas por Doria

Ciro Gomes aconselha esquerda a evitar “pautas de costumes”

Segundo o pré-candidato, discutir esses temas favorece o presidente Jair Bolsonaro

Pleno.News - 11/04/2022 17h29 | atualizado em 11/04/2022 17h54

Ciro Gomes Foto: EFE/SEBASTIÃO MOREIRA

A escritora Márcia Tiburi respondeu, neste domingo (10), a uma declaração feita pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT) durante a Brazil Conference. Em sua participação no evento, o ex-ministro afirmou que o campo da esquerda “cai como um patinho” nas “provocações” de aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as chamadas “pautas de costumes”. Segundo o pré-candidato, foi a abordagem da esquerda sobre temas dessa natureza que levou à eleição de Marcelo Crivella e Wilson Witzel como prefeito e governador do Rio de Janeiro, respectivamente.

O pedetista lembrou de frases polêmicas da escritora – que é filiada ao PT e já foi candidata do partido ao governo do Rio -, como quando ela disse haver certa “lógica” no assalto dentro do contexto capitalista. Ciro considera que elas fornecem munição eleitoral para fragilizar candidaturas de esquerda.

– Eu não caio nessa. Quando a Márcia Tiburi, que é uma pessoa muito interessante, não tenho dúvida disso… O PT a lança como candidata ao governo do Rio, e a turma recupera vídeos dela fazendo apologia ao assalto.

Ele também mencionou um vídeo em que, participando de um evento acadêmico, a escritora faz declarações sobre a importância dos órgãos genitais na literatura.

O presidenciável do PDT defendeu, ainda, que o debate com o presidente Bolsonaro tenha foco em temas como “economia e emprego”, e não “kit gay”. Ele descreveu a população brasileira como “crescentemente neopentecostal e profunda e enraizadamente cristã em matéria de costumes”. Por isso, segundo o pré-candidato, discutir esses temas favorece o chefe do Executivo.

No Twitter, Tiburi discordou do que foi dito por Ciro, afirmou que fica “triste em ver o político que ele vem se tornando” e criticou sua postura, que, segundo ela, remete a um coronel.

– Eu o vi falar ao vivo duas vezes. Numa delas, tomei a liberdade de dizer que ele tinha muito futuro, caso conseguisse deixar de lado sua postura de coronel. Ele não seguiu o meu conselho. E segue afundando no narcisismo primário que destrói carreiras políticas. O narcisismo masculinista é um assunto grave na política brasileira – publicou a escritora.

*AE

Leia também1 Bolsonaro sobre aborto: "Lula é genocida de inocentes"
2 Podemos avalia relançar Alvaro Dias como candidato ao Planalto
3 Doria conversa com empresários e fala em "conquistar o povo"
4 Morre Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda, aos 56 anos
5 CGU: Gestão Doria superfaturou aventais em R$ 24 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.