Leia também:
X MP da Bolívia denuncia Evo Morales por tráfico de pessoas

Ciro aponta “racismo” em vídeo do governo do PT no Piauí

Peça publicitária retrata dois jovens negros roubando celular de rapaz branco

Thamirys Andrade - 21/10/2025 17h06 | atualizado em 21/10/2025 17h45

Ciro Nogueira critica vídeo do governo de Rafael Fonteles Fotos: Edilson Rodrigues/Agência Senado | Frame de vídeo / Governo do Piauí

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) manifestou descontentamento com uma propaganda do governo do Piauí que retrata um jovem branco tendo o celular roubado por dois rapazes negros. Para o parlamentar, o material produzido pela gestão de Rafael Fonteles (PT-PI) propaga “preconceito racial” de forma “escancarada e vergonhosa”.

– A segurança pública no nosso estado é um desastre. Mas desastre maior ainda é essa propaganda do governo do estado, totalmente preconceituosa, dizendo que a culpa da violência é das pessoas negras e pobres. Preconceito racial escancarado e vergonhoso – criticou ele, em publicação no X.

Na sequência, Ciro se dirigiu diretamente ao governador Fonteles, responsabilizando-o pela falta de segurança no estado.

– A culpa da violência no Piauí é sua e de seu governo, que gasta demais em propaganda, até em propaganda contra o povo, ao invés de garantir segurança para a população – queixou-se o parlamentar.

A propaganda tinha como objetivo divulgar o programa Meu Celular de Volta, que visa rastrear e recuperar celulares roubados no estado. Ela havia sido veiculada no perfil de Fonteles no X, mas foi deletada após ser alvo de uma onda de críticas.

Veja a seguir a peça publicitária:

Em nota, o governo do Piauí negou que haja conotação racista na propaganda e declarou que o vídeo foi inspirado no filme Ai Que Vida, de Cícero Filho, e em uma esquete humorística de dois influenciadores do estado.

Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Piauí esclarece que o vídeo de campanha que circula nas redes sociais não tem qualquer conotação racista. A produção integra uma série inspirada no clássico piauiense “Ai Que Vida” e conta com a participação de atores do elenco original e de novos talentos da cena local.

Na cena mencionada, o ator é o mesmo que participou do filme original (cujo personagem, em determinada cena, cometeu um crime de furto), e os dois jovens que aparecem ao seu lado são influenciadores e humoristas piauienses, reconhecidos por produzirem conteúdos semelhantes em suas redes sociais. Eles participaram do projeto de forma espontânea e colaborativa.

A cena, inclusive, foi inspirada em um dos vídeos já produzidos pelos próprios influenciadores e divulgado por eles em junho deste ano. O vídeo de campanha do Governo do Piauí foi gravado posteriormente, em setembro. A semelhança entre as produções é evidente.

Leia também1 Lula dá a Boulos três tarefas como novo ministro. Saiba quais!
2 FAB anuncia a compra de 11 helicópteros dos Estados Unidos
3 André Marinho se irrita e quase sai no tapa com colega da JP
4 Em ligação com Dirceu, Craque Neto apoia reeleição de Lula
5 Saiba quem é Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.