Ciro aponta “racismo” em vídeo do governo do PT no Piauí
Peça publicitária retrata dois jovens negros roubando celular de rapaz branco
Thamirys Andrade - 21/10/2025 17h06 | atualizado em 21/10/2025 17h45

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) manifestou descontentamento com uma propaganda do governo do Piauí que retrata um jovem branco tendo o celular roubado por dois rapazes negros. Para o parlamentar, o material produzido pela gestão de Rafael Fonteles (PT-PI) propaga “preconceito racial” de forma “escancarada e vergonhosa”.
– A segurança pública no nosso estado é um desastre. Mas desastre maior ainda é essa propaganda do governo do estado, totalmente preconceituosa, dizendo que a culpa da violência é das pessoas negras e pobres. Preconceito racial escancarado e vergonhoso – criticou ele, em publicação no X.
Na sequência, Ciro se dirigiu diretamente ao governador Fonteles, responsabilizando-o pela falta de segurança no estado.
– A culpa da violência no Piauí é sua e de seu governo, que gasta demais em propaganda, até em propaganda contra o povo, ao invés de garantir segurança para a população – queixou-se o parlamentar.
A propaganda tinha como objetivo divulgar o programa Meu Celular de Volta, que visa rastrear e recuperar celulares roubados no estado. Ela havia sido veiculada no perfil de Fonteles no X, mas foi deletada após ser alvo de uma onda de críticas.
Veja a seguir a peça publicitária:
Em nota, o governo do Piauí negou que haja conotação racista na propaganda e declarou que o vídeo foi inspirado no filme Ai Que Vida, de Cícero Filho, e em uma esquete humorística de dois influenciadores do estado.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Piauí esclarece que o vídeo de campanha que circula nas redes sociais não tem qualquer conotação racista. A produção integra uma série inspirada no clássico piauiense “Ai Que Vida” e conta com a participação de atores do elenco original e de novos talentos da cena local.
Na cena mencionada, o ator é o mesmo que participou do filme original (cujo personagem, em determinada cena, cometeu um crime de furto), e os dois jovens que aparecem ao seu lado são influenciadores e humoristas piauienses, reconhecidos por produzirem conteúdos semelhantes em suas redes sociais. Eles participaram do projeto de forma espontânea e colaborativa.
A cena, inclusive, foi inspirada em um dos vídeos já produzidos pelos próprios influenciadores e divulgado por eles em junho deste ano. O vídeo de campanha do Governo do Piauí foi gravado posteriormente, em setembro. A semelhança entre as produções é evidente.
Leia também1 Lula dá a Boulos três tarefas como novo ministro. Saiba quais!
2 FAB anuncia a compra de 11 helicópteros dos Estados Unidos
3 André Marinho se irrita e quase sai no tapa com colega da JP
4 Em ligação com Dirceu, Craque Neto apoia reeleição de Lula
5 Saiba quem é Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins



















