Leia também:
X Petistas propõem criar um ‘IPVA’ sobre as armas de fogo; entenda

Cidadãos podem acessar vídeos do 8 de janeiro; saiba como

Imagens correspondem apenas ao circuito interno do Palácio do Planalto

Pleno.News - 24/04/2023 11h38 | atualizado em 24/04/2023 12h49

Imagens da invasão ao Planalto estão disponíveis Foto: Reprodução

Qualquer pessoa já pode ter acesso às imagens da invasão ocorrida no dia 8 de janeiro, gravadas pelo circuito interno do Palácio do Planalto. Elas foram disponibilizadas no site gov.br/GSI, onde há uma lista de arquivos para download. É necessário baixá-los para visualizar os vídeos.

As imagens estavam sob sigilo, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta-feira (19). Na sexta (21), o ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF.

O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas cenas junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os manifestantes invadiam o Palácio.

Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela Polícia Federal no prazo de 48 horas. Nove militares identificados foram ouvidos neste domingo (23). Já o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, prestou depoimento na sexta.

Em nota, o GSI, alegou que os agentes estavam buscando esvaziar o quarto e o terceiro piso para concentrar os invasores no segundo andar, onde foram presos depois da chegada da Polícia Militar do Distrito Federal.

Informou ainda que as ações dos agentes da pasta, no dia da invasão, estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Tropa de choque da PM protegeu Planalto por 16 minutos no 8/1
2 Cappelli critica forma como CNN exibiu imagens do chefe do GSI
3 Defesa de Anderson Torres pede adiamento de depoimento à PF
4 Conheça os 10 militares do GSI identificados nas imagens
5 Cappelli acusa Braga Neto e Heleno de participação no 8/1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.