Leia também:
X Haddad sinaliza que associações irão ressarcir aposentados

China está muito interessada em ferrovias no Brasil, diz Tebet

Presidente Lula irá a Pequim no dia 12 de maio

Pleno.News - 09/05/2025 13h01 | atualizado em 09/05/2025 15h11

Simone Tebet Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a China está muito interessada em investir em projetos ferroviários no Brasil e, por isso, a expectativa é de que a viagem presidencial ao país asiático nos próximos dias renda “boas notícias”.

– A gente sabe que para ferrovia não existe dinheiro público suficiente. Com exceção da China ou talvez Estados Unidos, não existe dinheiro público suficiente para fazer ferrovia porque é muito caro – disse em entrevista à revista Carta Capital.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Pequim em 12 e 13 de maio para uma visita de Estado e também para participar do IV Fórum China-CELAC. Para Tebet, é preciso aproveitar o “bom relacionamento” do petista com o governo chinês.

Sobre os efeitos da guerra comercial travada entre os Estados Unidos e a China, a ministra pontuou que o Brasil pode aproveitar oportunidades.

– Outros parceiros comerciais vão olhar para o Brasil e falar que ele também tem o que os Estados Unidos têm – disse Tebet, para quem o que irá qualificar a pauta exportadora do Brasil é o fortalecimento da indústria.

*AE

Leia também1 Lula embarca em viagem de uma semana para Rússia e China
2 Chineses avaliam negociar com os EUA sobre guerra comercial
3 Donald Trump rejeita hipótese de reduzir tarifas sobre a China
4 Ex-ministro critica ida de Lula à Rússia: "Não é inteligente"
5 Janja pode ter que "encarar a Justiça" por causa das viagens

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.