Leia também:
X Bolsonaro diz que não tomará vacina chinesa por ‘descrédito’

Chico Rodrigues negociou avião da FAB para empresa investigada

Investigação da Polícia Federal aponta que político teria solicitado uso de aeronave da Força Aérea por empresa particular

Pleno.News - 22/10/2020 11h10

Senador Chico Rodrigues Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal (PF) com R$ 33 mil escondidos na cueca, ajudou a negociar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar equipamentos de proteção individual (EPIs) vendidos ao governo de Roraima por uma empresa suspeita de superfaturar o material.

A informação consta no inquérito que apura desvios de recursos de emendas parlamentares destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Em ofício encaminhado no início de abril ao ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, o senador pede a disponibilização de uma aeronave e argumenta que “trata-se de material imprescindível na luta contra a pandemia”.

– No intuito de ajudar em especial com meu Estado de Roraima, zona de fronteira com a Venezuela, solicito seja disponibilizada emergencialmente aeronave para transporte de material hospitalar – diz um trecho do documento.

Mensagens obtidas pela Polícia Federal no curso da investigação indicam que os pedidos de ajuda com o transporte do material partiram do então servidor da Secretaria Estadual de Saúde Francisvaldo de Melo Paixão, delator do suposto esquema de desvios na Saúde em Roraima.

Nas conversas, Chico Rodrigues chega a responder: “falei com o brigadeiro Flávio. Está programando a data”. Em outra mensagem, o senador diz que passou o contato de Francisvaldo ao Planalto.

– Passei o telefone do Secretário para equipe do Palácio do Planalto. Assunto avião transporte material médico – afirma.

A empresa que forneceu os equipamentos é a Quantum que, segundo a Polícia Federal, superfaturou máscaras de proteção vendidas ao governo de Roraima a um preço 26 vezes mais caro do que o custo original.

DEFESA
Sobre o assunto, os advogados do parlamentar afirmaram que Chico Rodrigues “jamais intercedeu indevidamente em prol de qualquer interesse privado” e “que ele não cometeu qualquer irregularidade no exercício de suas funções”.

– As investigações irão provar que ele não cometeu qualquer irregularidade no exercício de suas funções. O Senador está à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer dúvidas a respeito dos fatos em apuração – diz a resposta assinada por Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso e Yasmin Handar.

*Estadão

Leia também1 PF liga Chico Rodrigues com empresa investigada por fraude
2 Sabatina: Kassio volta a negar pós-graduação na Espanha
3 Barroso suspende afastamento do senador Chico Rodrigues
4 Chico Rodrigues amplia licença e filho assumirá mandato
5 Chico Rodrigues pede licença de 90 dias do Senado Federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.