Leia também:
X Kassio nega arquivar inquérito sobre “Janot matar Gilmar”

Chamado de ‘nazista’, Kataguiri processa Jean Wyllys e mais 16

Deputado tomou a iniciativa por considerar que foi imputado falsamente a ele o crime de apologia ao nazismo

Henrique Gimenes - 14/02/2022 21h42 | atualizado em 15/02/2022 10h22

Deputado Kim Kataguiri Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

O deputado federal Kim Kataguiri decidiu processar 17 pessoas e mais quatro veículos de imprensa por lhe ter sido “imputado falsamente” o crime de apologia ao nazismo. A informação foi dada pela coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o veículo, entre os alvos estão o ex-deputado Jean Wyllys, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a filósofa Márcia Tiburi e o historiador Jones Manoel. Além disso, o parlamentar também pretende pedir direito de resposta e indenização à Band News, ao The Intercept Brasil, ao Nexo Jornal e ao Blog da Cidadania.

A polêmica teve início após participação de Kataguiri no Flow Podcast de segunda-feira (7). Na ocasião, ele disse considerar um erro a criminalização do nazismo na Alemanha. Para o deputado, a ideologia deveria ser “rechaçada pela sociedade”. Depois da declaração, ele pediu desculpas.

Em nota, o advogado Rubinho Nunes, representante de Kataguiri, afirmou que é “justo e necessário que a tentativa organizada de assassinar a reputação do deputado, por parte dos agentes citados abaixo, leve à condenação e, por consequência, indenização como resultado de seus atos”.

Além disso, o defensor disse ser importante “ressaltar que o nazismo jamais deve ser relativizado. Trata-se de um dos mais horrendos crimes cometidos na história da humanidade. Utilizá-lo como arma política para destruição de reputação de adversários políticos é um tremendo desrespeito não apenas com os sobreviventes do Holocausto, mas também com a comunidade judaica como um todo”.

Leia também1 MBL processará pessoas que chamaram Kataguiri de nazista
2 Moro diz que falas de Kataguiri foram 'gafe verbal' e 'erro brutal'
3 Justiça manda Flow tirar falas nazistas de todas as redes
4 Malafaia critica fala de Monark sobre partido nazista: "Afronta"
5 "O que estão fazendo comigo é um linchamento desumano"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.