Leia também:
X Briga entre passageiros faz voo da Gol atrasar 1 hora

CGU vai revogar sigilo sobre processo de Eduardo Pazuello

Controladoria-Geral da União também vai analisar outros 233 processos

Pleno.News - 03/02/2023 10h29 | atualizado em 03/02/2023 10h49

Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Controladoria-Geral da União (CGU) vai retirar o sigilo do processo administrativo instaurado pelo Exército em 2021 que tinha como alvo o então ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello. Durante o governo Jair Bolsonaro, o Comando da Força militar impôs sigilo de 100 anos aos documentos alegando que se tratavam de informações relativas à vida privada do militar. A CGU também vai analisar outros 233 processos, todos com sigilo.

Para embasar a nova decisão, serão apresentados pela Controladoria, nesta sexta-feira (3), 14 enunciados. Um deles trata de processos disciplinares sobre a conduta de militares de qualquer patente e estabelece que casos devem ser públicos após encerramento da apuração disciplinar.

Ainda na campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, reiteradas vezes, revelar os segredos da gestão do antecessor e citou o caso de Pazuello. Ao assumir a Presidência, o petista deu 30 dias para a CGU rever todos os processos com sinais de “abuso na imposição de sigilo”. O resultado do trabalho será anunciado pela Controladoria.

A revogação do segredo no caso Pazuello, no entanto, não será automática. Primeiro, a CGU vai julgar os recursos de cidadãos que pediram para ter acesso ao processo disciplinar de Pazuello. Dez pedidos aguardam esse julgamento. Um deles foi feito pelo Estadão em dezembro passado. A partir da decisão da Controladoria, o Exército terá um prazo para liberar o acesso aos documentos. A Força, se quiser, pode ainda pedir à CGU que revise sua decisão, retardando a liberação da informação.

A apuração de transgressão disciplinar foi aberta pelo Exército após a participação de Pazuello em um ato político em maio de 2021, em um palanque ao lado de Bolsonaro, no Rio de Janeiro. Pelas normas disciplinares da caserna, nenhum militar pode, sem aval superior, participar de eventos de natureza político-partidária.

*AE

Leia também1 Michelle diz que governo exonerou servidora em licença-maternidade
2 Lula impõe sigilo a informações sobre coquetel de posse
3 Empresas de amigos de ministro recebem R$ 36 mi de prefeitura
4 PF deflagra 4ª fase de operação contra envolvidos em atos no DF
5 Em depoimento, Torres diz não saber quem é autor de minuta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.