Leia também:
X “Mulher vítima de violência jamais deve ser submissa”

Censura do STF cria onda de revolta e repercute no exterior

O jornal The New York Times falou sobre o inquérito aberto pelo Supremo

Camille Dornelles - 17/04/2019 11h35

Supremo Tribunal Federal é alvo de críticas por inquérito que aumenta censura Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Nesta quarta-feira (17), usuários das redes sociais se uniram em uma campanha contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Eles criticam as ações da Corte a respeito do inquérito sobre críticas e “fake news”.

Internautas subiram as tags STF Não Vai Nos Calar e DitaToga, que chegaram ao Trending Tropics do Twitter. A repercussão veio um dia depois da operação que cumpriu mandados de busca e apreensão contra críticos do Supremo.

A ação, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, foi classificada como censura pelos usuários e chegou a provocar embates entre a Corte e a Procuradoria-Geral da República (PGR). A procuradora-geral Raquel Dodge criticou a ação e exigiu esclarecimentos.

Além da política brasileira, o inquérito do STF também repercutiu na imprensa internacional. O jornal The New York Times afirmou que a punição a críticas faz com que o Supremo perca prestígio.

– Depois de cinco anos de investigações sobre corrupção, que prendeu ex-presidentes e grandes empresários, a controvérsia sobre as ações do Supremo aumentou o ceticismo até mesmo em relação à mais prestigiosa instituição brasileira – destaca.

Leia também1 Jornalista Alexandre Garcia se diz com medo do STF
2 Marco Aurélio vê 'censura' e 'retrocesso' em decisão do STF
3 Fachin dá 5 dias para Moraes explicar inquérito da censura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.