Leia também:
X Deputados evangélicos são os mais influentes nas redes

CCJ vota por arquivamento da 2ª denúncia contra Temer

Deputados votaram a favor do parecer do relator. Julgamento ainda passará pelo plenário da Câmara

Henrique Gimenes - 18/10/2017 19h51 | atualizado em 18/10/2017 19h59

CCJ da Câmara vota a favor do parecer que pede arquivamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer Foto: EFE/Joédson Alves

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou, nesta quarta-feira, o relatório sobre a segunda denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. O texto do relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), recomenda que a Câmara rejeite e arquive a acusação contra Temer.

Por 39 votos a 26, os deputados aprovaram o parecer recomendando pelo arquivamento da denúncia. Houve também uma abstenção.

Na segunda denúncia da PGR, o presidente Michel Temer é acusado de obstrução de justiça e, juntamente com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, de organização criminosa.

O texto agora será enviado para votação no plenário da Câmara. Serão necessários os votos de 342 dos 513 deputados contra o relatório para que a a denúncia da PGR seja aceita. Caso isso aconteça, o STF poderá então prosseguir com as investigações contra o presidente. Michel Temer permaneceria afastado do mandato por até 180 dias. Caso a denúncia não seja aceita (no caso de ser o parecer votado hoje pela CCJ ser aprovado pelos deputados), a acusação será arquivada até o final do mandato do presidente.

Antes da votação, 61 deputados no total haviam se manifestado sobre o relatório, sendo que 13 discursaram a favor e 49 falaram contra. O presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), também havia negado questão de ordem apresentada por diversos deputados pedindo que a votação fosse fatiada, sendo realizada separadamente para Temer, Padilha e Moreira Franco.

LEIA TAMBÉM
+ Temer diz ver ‘conspiração’ para tirá-lo da Presidência
+ Funaro diz que Cunha daria parte de propina a Temer

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.