Leia também:
X Vídeo: Frederick Wassef visita manifestação em Brasília

CCJ do Senado faz sabatina de indicados por Bolsonaro ao STJ

Desembargadores federais ainda devem passar por votação de senadores antes de aprovação para a Corte

Paulo Moura - 22/11/2022 12h25 | atualizado em 22/11/2022 12h56

Indicados por Bolsonaro são sabatinados na CCJ do Senado Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado iniciou, na manhã desta terça-feira (22), a sabatina dos dois indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). As indicações foram feitas pelo chefe do Executivo no dia 1° de agosto deste ano, mas o período eleitoral fez com que a avaliação dos candidatos demorasse a acontecer.

Os escolhidos para as vagas em aberto são os desembargadores Messod Azulay, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), e Paulo Sérgio Domingues, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). De acordo com o trâmite, os indicados serão avaliados pela CCJ e, na sequência, passarão por votação no Plenário do Senado, onde terão que receber ao menos 41 votos favoráveis.

Caso sejam aprovados, Azulay Neto ficará com a vaga do ministro Napoleão Nunes Maia Filho, que pediu aposentadoria. Domingues, por sua vez, ocupará o lugar do ministro Nefi Cordeiro, também aposentado.

O STJ é a Corte responsável por uniformizar o entendimento sobre a legislação federal brasileira e é composto por 33 ministros. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça também analisa recursos de processos de tribunais de Justiça e tribunais regionais federais.

Além de Azulay e Domingues, também são sabatinados a desembargadora Liana Chaib, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, que foi indicada para o Tribunal Superior do Trabalho (TST); Engels Augusto Muniz, indicado para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, escolhido para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também1 Tribunais começam a agendar diplomação de eleitos
2 Anderson Torres deve retornar para pasta de Segurança do DF
3 PRF registra 13 interdições e 5 bloqueios em rodovias do país
4 Procurador que agrediu chefe tem ataque e quebra pia da cela
5 Amigo de Lula na transição está com direitos políticos suspensos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.