Leia também:
X Petistas pedem Constituinte em eventual governo de Lula

CCJ aprova flexiblização do porte de armas para policiais penais

Medida prevê que agentes que exercem outras atividades possam portar armas fora do horário de trabalho

Paulo Moura - 12/05/2022 12h09 | atualizado em 12/05/2022 12h31

Projeto de lei pretende liberar uso de armas para policiais penais que exerçam outras atividades Foto: Agepen-MS/Keila Oliveira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o parecer sobre o Projeto de Lei 9424/2017, que concede o porte de armas, fora do horário de trabalho, aos policiais penais que exercerem outras atividades profissionais. A medida é de autoria do deputado Onyx Lorenzoni (PL-RS).

O deputado federal Delegado Pablo (União Brasil-AM), relator do parecer, defendeu que a aprovação da medida corrige uma falha do Estatuto do Desarmamento, que “colocava amarras para o quadro efetivo, criando dificuldades para esses servidores, que enfrentam perigo dentro e fora do trabalho, em dias comuns”.

– A aprovação desse projeto é muito mais do que simbólica. Ela é um verdadeiro reforço para as forças de segurança do nosso país ao assegurar a esses policiais penais o porte do armamento dentro e fora do serviço. Dessa forma, esperamos que esse projeto de lei seja sancionado o mais breve possível, com a aquiescência do Congresso Nacional por inteiro – declarou Pablo.

Na prática, o projeto de Onyx altera a exigência imposta pela Lei 10.826/2003, que autoriza o porte de armas para o policial penal em regime de dedicação exclusiva, ou seja, apenas para aqueles que trabalham apenas na Polícia Penal. No entanto, para Lorenzoni, a regra atual deixa uma parcela dos profissionais “à mercê da própria sorte pelo simples fato de exercerem outra atividade”.

– Vincular a concessão do porte de arma de fogo à submissão ao regime de dedicação exclusiva impõe aos servidores uma desnecessária exposição – destaca Onyx na justificativa do projeto.

Leia também1 Petistas pedem Constituinte em eventual governo de Lula
2 Projeto para proteger o aborto fracassa no Senado dos EUA
3 Brasileira presa na Tailândia por tráfico recebe sentença
4 Pesquisas definirão candidato do PSDB, MDB e Cidadania
5 Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro, diz vencedor de Nobel

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.