Leia também:
X Homem é atingido por toneladas de produtos em atacadista de SP

“Catástrofe”, diz Lula sobre possível invasão a Venezuela

Declaração do presidente ocorreu na Cúpula do Mercosul

Mayara Macedo - 20/12/2025 13h47 | atualizado em 23/12/2025 19h22

Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR
A intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o Hemisfério Sul, de acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração ocorreu na Plenária da 67ª Cúpula do Mercosul.

– A ameaça de soberania se apresenta hoje, sob guerra, antidemocracia e crime organizado – afirmou.

O presidente brasileiro afirmou que propôs ao Uruguai a composição de uma reunião para discutir como fortalecer o combate ao crime organizado.

Além disso, Lula pediu ao governo do Paraguai, cujo presidente, Santiago Peña, será o próximo presidente do Mercosul, para a promoção de um pacto pelo fim do feminicídio e violência contra mulheres. Ele ainda citou a política de proteção a crianças no ambiente digital, promovida na liderança brasileira do bloco.

No início do discurso, Lula citou a empresa concessionária de energia Enel São Paulo. Na semana passada o estado paulista sofreu um apagão que deixou 2,2 milhões de endereços sem luz na Região Metropolitana de São Paulo.

Lula disse ainda que os demais presidentes na cúpula poderiam ultrapassar os dez minutos estabelecidos para os discursos, e completou:

– O que não pode é faltar energia, né, Enel? – disse o petista.

Leia também1 Homem é atingido por toneladas de produtos em atacadista de SP
2 Filha diz que mentiu sobre estupro do pai: "Dar um susto"
3 FAB nega divulgar custo de voo de Motta e Gilmar para Buenos Aires
4 Lindomar Castilho, de "Tapas e Beijos", morre aos 85 anos
5 Jonathan Nemer publica oração a Deus após esposa perder bebê

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.