Leia também:
X Estadão faz críticas a Lula e ao Foro de São Paulo em editorial

Cármen Lúcia manda apagar vídeo de Bolsonaro sobre INSS

Ministra atendeu a pedido da coligação de Lula

Pleno.News - 22/10/2022 12h43 | atualizado em 24/10/2022 15h50

Cármen Lúcia Foto: Nelson Jr./SCO/STF

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou tirar do ar vídeo da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que vincula o voto nele à validação da prova de vida exigida aos beneficiários do INSS e que ainda estejam disponíveis aos eleitores.

Em decisão liminar nesta sexta-feira (21), a ministra atendeu a pedido da coligação do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que reclamava de o vídeo ainda estar sendo distribuído pela campanha de Bolsonaro, sobretudo pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

No último dia 6, Cármen Lúcia já havia determinado que o vídeo sobre a prova de vida do INSS fosse removido do YouTube, a pedido da coligação da candidata Simone Tebet (MDB). A equipe de Lula voltou a acionar a Justiça Eleitoral depois de constatar que o material continuava em circulação.

A ministra Cármen Lúcia determinou a remoção, em até 24 horas, dos conteúdos “que ainda estejam sendo veiculados” e ordenou que a campanha de Bolsonaro se abstenha de veicular mensagens com o mesmo teor.

A decisão, no entanto, não aponta quais links deverão ser removidos nem aponta como a desinformação seria contida nas conversas privadas do WhatsApp.

Essa é a primeira eleição em que o voto está sendo usado automaticamente para atualizar cadastros de aposentados e pensionistas da previdência social. É a chamada “prova de vida” do INSS.

Cármen Lúcia entendeu que o vídeo produzido pela campanha de Bolsonaro sobre o tema associava a execução do procedimento ao voto no candidato à reeleição.

– A propagação de notícia sabidamente falsa afeta a lisura do processo eleitoral e a própria vontade do eleitor em exercer o seu direito de voto – declarou a ministra.

*AE

Leia também1 Estadão faz críticas a Lula e ao Foro de São Paulo em editorial
2 Bolsonaro fala em "saudade" por ausência de Lula em debate
3 Bolsonaro anuncia superlive que terá 22 horas de duração
4 TSE barra propaganda de Lula em que Tebet aparece sozinha
5 Analista da JP filiado ao PT diz que petistas quiseram expulsá-lo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.