Leia também:
X Marina admite crise no governo Lula e culpa “bolsonaristas”

Cármen Lúcia e Nunes Marques são empossados pelo TSE

A magistrada passará a ocupar o cargo do ex-ministro Ricardo Lewandowski na Corte Eleitoral

Priscilla Brito - 25/05/2023 17h08 | atualizado em 25/05/2023 17h25

Ministra do STF Cármen Lúcia
A ministra do STF Cármen Lúcia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta quinta-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elegeu a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a vice-presidente do TSE. A magistrada passará a ocupar o cargo do ex-ministro Ricardo Lewandowski na Corte Eleitoral.

Na mesma solenidade, o ministro Kássio Nunes Marques, que já atuava como ministro substituto desde agosto de 2021, tomou posse como ministro efetivo da Corte Eleitoral.

É costume que os três ministros efetivos, que são provenientes do Supremo, se revezem na presidência e vice-presidência do TSE, de acordo com o tempo de atuação de cada um na Corte. Dessa vez, coube a Cármen Lúcia a incumbência de ser vice.

Ela deverá assumir a Presidência do TSE em junho de 2024, quando o atual presidente, Alexandre de Moraes, completa seu segundo biênio na Corte Eleitoral e deixa, automaticamente, de compor o colegiado.

– Ano que vem, a ministra novamente assumirá a presidência deste Tribunal e novamente comandará mais uma das eleições. É uma satisfação e uma tranquilidade ter, ao lado da presidência, a vice-presidente Cármen Lúcia compondo, com sua experiência, com sua sabedoria, com sua amizade e com sua lealdade o Tribunal Superior Eleitoral – disse Moraes.

Nesta quinta, o advogado André Ramos Tavares atuou pela primeira vez como ministro substituto do TSE. Ele participou da sessão plenária horas depois de sua nomeação ter sido publicada no Diário Oficial da União (DOU), na vaga de jurista.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também1 Nikolas Ferreira rebate petistas na CPMI e é aplaudido
2 Governo cortará impostos para tentar baratear preços de carros
3 Marina sob ataque: Ministra vê seus poderes serem dissolvidos
4 Senador Cleitinho: "Tem muitos inocentes punidos"
5 Petista vira piada após dizer que "agro não produz arroz"; veja

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.