Leia também:
X Dirceu diz querer PT em 2023 para “estender a mão” a Cuba

Cármen Lúcia diz que uso de drogas não é questão de polícia

Ministra defende que seja questão de saúde

Monique Mello - 09/06/2021 14h36 | atualizado em 09/06/2021 14h42

Ministra Cármen Lúcia Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), participará do evento Cannabis Affair, classificado pelos organizadores como o “maior encontro canábico do Brasil”. O evento ocorre entre esta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), e terá presença de algumas personalidades progressistas.

Em uma gravação para a abertura do evento, a ministra defendeu que o abuso de drogas “é um problema de saúde, não de polícia”. A atual política de drogas também foi abordada pela jurista.

– Quem porta droga e faz uso da droga não necessariamente comete um crime que pode ser equiparado a práticas que são realmente nocivas à sociedade e às pessoas, como o tráfico, a comercialização – disse.

De acordo com Carmén, a Corte se preocupa com “excessos” na criminalização de delitos relacionados ao uso de drogas, devido a “população carcerária enorme” no Brasil. Ela acha problemático um usuário ser preso, podendo entrar no “mundo do crime”.

– É preciso que o poder público brasileiro invista em políticas de saúde para aqueles que estão em uma situação de vício, e que seja pelo álcool ou por outro tipo de droga, que ele receba um tratamento. Porque essa é uma questão de saúde, não de polícia – afirmou.

Nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei (PL) 399/2015, que autoriza o cultivo, no Brasil, de Cannabis sativa para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais foi aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. A proposta tramita em caráter conclusivo e, por conta disso, poderá ser enviada diretamente ao Senado para votação.

 

Leia também1 Veja a vida pregressa dos “Supremos”: Cármen Lúcia
2 Bolsonaro: Se o PT voltar, vai plantar maconha no Alvorada
3 Comissão da Câmara aprova plantio medicinal da maconha
4 Bolsonaro ironiza manifestações da esquerda: "Faltou maconha"
5 Operação do FBI contra o crime organizado prende 800 pessoas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.