Leia também:
X Após multas de Doria, deputados anunciam vaquinha solidária

Cármen dá 5 dias para Braga explicar sigilo no caso Pazuello

Ministra é relatora de ação contra sigilo centenário em processo contra Pazuello por motociata com Jair Bolsonaro

Pleno.News - 20/06/2021 16h58 | atualizado em 20/06/2021 18h00

Ministra Cármen Lúcia Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias para o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, prestar informações sobre o sigilo do processo administrativo aberto pelo Exército contra o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, pela participação de ato em apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro, no Rio. O prazo para resposta não poderá ser prorrogado, destacou a ministra.

– Requisitem-se, com urgência e prioridade, informações ao Ministro da Defesa, a serem prestadas no prazo máximo e improrrogável de cinco dias. Na sequência, vista à Advocacia-Geral da União e à Procuradoria Geral da República para manifestação na forma da legislação vigente, no prazo máximo e prioritário de três dias cada qual – escreveu a ministra.

A ordem foi dada em uma ação para dar publicidade ao processo movida em conjunto por partidos de oposição PT, PCdoB, PSOL e PDT.

As legendas afirmam que o sigilo de 100 anos imposto aos documentos relacionados ao processo fere o direito de acesso à informação e o princípio da moralidade administrativa.

Ao STF, os partidos afirmaram ainda que o arquivamento do processo pode traçar um precedente para insubordinação das tropas.

– Grave ameaça democrática, tendo em vista que os atos investigados são de quebra de disciplina e hierarquia do Exército, abrindo precedente para a partidarização dos militares, além de demonstrar a fragilidade das instituições brasileiras. Neste sentido, o sigilo significa uma grave afronta à democracia – argumentaram.

A ministra adotou rito abreviado no caso e mandou o processo direto para análise em plenário após o recebimento das informações do Ministério da Defesa, Advocacia-Geral da União e Procuradoria Geral da República.

*AE

Leia também1 Caso Pazuello: Cármen é relatora de ação contra sigilo centenário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.