Carla Zambelli apresenta recurso para reverter extradição
Deputada segue presa em Roma
Thamirys Andrade - 10/04/2026 17h04

Nesta sexta-feira (10), os advogados da ex-deputada federal Carla Zambelli apresentaram um recurso a fim de tentar reverter a decisão da Corte de Apelações da Itália que autorizou a extradição da ex-parlamentar. No documento, a defesa faz questionamentos ao sistema carcerário brasileiro e críticas à atuação do ministro Alexandre de Moraes.
– Desde o início, a defesa sustenta pontos que agora são reiterados no recurso, como questionamentos sobre o sistema carcerário brasileiro, críticas à atuação do ministro Alexandre de Moraes e possíveis irregularidades processuais. Os advogados também destacam que o crime de natureza digital atribuído à parlamentar não possui equivalência na legislação italiana, requisito essencial para a extradição. Além disso, contestam a validade do pedido brasileiro, sob o argumento de que não teria sido formalizado pela autoridade competente à época – disseram os advogados em nota.
Zambelli está presa em Roma desde o dia 29 de julho, depois de ter seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol. A parlamentar foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a acusação de ser a mentora de uma invasão hacker aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em agosto, ela voltou a ser condenada pelo STF, dessa vez a cinco anos e três meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
Leia também1 Polícia Federal chama amiga de Lulinha para depor sobre INSS
2 Flávio Bolsonaro lidera 1° turno com 35,9%, diz Instituto Veritá
3 Senador rompe com Lula e apoia Flávio: “Pela ganância do PT”
4 Carlos Viana diz que delação no caso do INSS “vai revelar tudo”
5 Zezé Di Camargo encontra Flávio e manda recado a Jair Bolsonaro



















