Leia também:
X PL das Fake News: Lira sai de grupo de WhatsApp após debate

Cappelli sobre PL das Fake News: “Tema de segurança nacional”

Ministro interino do GSI defendeu o projeto de lei

Pleno.News - 02/05/2023 14h05 | atualizado em 02/05/2023 15h37

Ricardo Cappelli Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, defendeu que o PL 2630 das Fake News não é uma proposta qualquer e, sim, tema de “segurança nacional”, argumentando que os “principais países do mundo” já criaram agências de segurança cibernética e normas de controle das redes. Segundo ele, a legislação trata de “proteção à vida, defesa da democracia e soberania nacional”.

Na prática, Cappelli reforça a mobilização do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa da aprovação do texto; nos últimos dias, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foram a público cobrar explicações sobre a atuação do Google e de outras empresas engajadas na campanha contra o texto, cuja votação prevista para esta terça-feira (2) deve acabar adiada.

– Não é apenas um projeto de lei. É sobre proteção à vida, defesa da democracia e soberania nacional. Os principais países do mundo criaram agências de segurança cibernética e aprovaram leis de regulação das redes. Tema de segurança nacional. Bom trabalho e boa semana a toda(o)s! – disse em uma rede social.

Capelli assumiu o comando interinamente do GSI com a saída do general Marco Edson Gonçalves Dias, o G. Dias, após este aparecer nos vídeos que foram divulgadas mostrando agentes do GSI deixando o Palácio do Planalto à mercê dos manifestantes que o invadiram no dia 8 de janeiro deste ano.

*AE

Leia também1 Ator Nelson Freitas retira apoio ao PL da Censura: "Mordaça não”
2 Van Hattem dispara a Randolfe: “Larga de autoritarismo”
3 MPF notifica o Google por ação contra o PL das Fake News
4 Randolfe e Dino pedem apuração contra campanha do Google
5 PL das Fake News é cheque em branco para Lula, alerta Malafaia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.