Leia também:
X Vizinhos recepcionam Michelle e Jair Bolsonaro com café da manhã

Cappelli acusa Braga Neto e Heleno de participação no 8/1

Ministro interino do GSI ainda chamou Gonçalves Dias de "honrado"

Pleno.News - 23/04/2023 16h26 | atualizado em 24/04/2023 19h19

Ricardo Cappelli Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, acusou os generais Augusto Heleno, que chefiou a pasta durante o governo Jair Bolsonaro, e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa que concorreu como vice na chapa do ex-presidente à reeleição, de participação nos atos radicais de 8 de janeiro.

– Eu sei o que vi e ouvi comandando as tropas no dia 8/1. Não é possível falsificar os fatos criando uma narrativa a-histórica como tentam fazer extremistas terraplanistas. Onde estão Heleno e Braga Neto? Se há um general conspirador e golpista, certamente não é o honrado G.Dias [general Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI] – escreveu Cappelli, no Twitter, neste domingo (23).

Gonçalves Dias pediu demissão do cargo na última quarta-feira (19), após imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto terem sido divulgadas pela CNN Brasil. As gravações mostram o então ministro circulando pelos corredores do prédio no dia 8 de janeiro, abrindo portas e indicando rotas de saída para alguns dos invasores.

Não há no governo desconfiança com relação à lealdade de Gonçalves Dias a Lula. A avaliação do presidente é que o general foi enganado pela própria equipe do GSI, que no início do ano era composta, em sua maioria, por apoiadores de Bolsonaro.

Em entrevista ao site Congresso em Foco neste sábado (22), Cappelli já havia dito que as investigações da Polícia Federal “muito possivelmente” indicarão participação do general Heleno nos atos.

*AE

Leia também1 Cappelli diz que entregou vídeos na íntegra para o STF
2 PF ouve militares do GSI vistos em imagens dos atos de 8/1
3 Ex-GSI diz que não poderia "prender radicais sozinho"
4 Estadão critica o governo Lula: "Política de destruição"
5 Vizinhos recepcionam Michelle e Jair Bolsonaro com café da manhã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.