Leia também:
X Petrobras detecta vazamento de óleo na Bacia de Campos

Canadá oferece R$ 47 milhões e aviões para combater fogo

Ajuda é independente da acordada pelo bloco do G7

Camille Dornelles - 27/08/2019 09h29

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e Angela Merkel, chanceler alemã Foto: EFE/Dylan Martinez

O governo do Canadá se ofereceu, nesta segunda-feira (26), para enviar aviões cisternas para combater o fogo na Amazônia. Além disso, também ofereceu 15 milhões de dólares canadenses (R$ 47,2 milhões) para trabalhos de brigadas de incêndio.

O anúncio, feito pelo primeiro-ministro Justin Trudeau durante entrevista coletiva final na Cúpula do G7 em Biarritz, na França, é independente do plano que o grupo definiu no sábado.

– Não posso falar pelos meus parceiros do G7, mas estamos contentes de anunciar aqui e agora que o Canadá investirá 15 milhões de dólares canadenses para (combater) esses incêndios florestais – declarou o premiê.

Mais cedo, os integrantes do G7 chegaram a um acordo para o envio de 20 milhões de dólares para a luta contra os incêndios na floresta amazônica, a serem destinados a Brasil, Bolívia e Peru, além do Paraguai, segundo o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Trudeau declarou também que entrará em contato com o governo de Jair Bolsonaro para perguntar o que mais pode ser necessário para apagar as chamas, que, segundo ele, são reflexos de uma crise climática crescente.

– O custo da atividade humana e os fatos meteorológicos extremos nas nossas comunidades, o nosso meio ambiente, a nossa saúde e o nosso mundo continuarão em ascensão, a menos que tomemos ações decisivas como parte do nosso mais amplo compromisso na luta contra a mudança climática – acrescentou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Onyx diz que Brasil vai rejeitar ajuda financeira do G7
2 Após falar sobre Amazônia, Anitta leva alfinetada de Mara
3 Ernesto Araújo faz críticas por postura de Macron no G7

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.