Leia também:
X Campos Neto é alvo de pressão do PT para ir ao Congresso

Campos Neto: Vou ao Congresso “quantas vezes precisar”

Presidente do BC afirmou que o "debate dos juros é válido" e que irá ao Parlamento caso seja chamado

Pleno.News - 14/02/2023 09h10 | atualizado em 14/02/2023 11h52

Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto Foto: Reprodução/TV Cultura

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que está disposto a ir ao Congresso Nacional explicar a taxa de juros brasileira “quantas vezes precisar”. A declaração foi feita por ele durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (13).

A fala do chefe do BC foi proferida após ele ser questionado pela jornalista Vera Magalhães sobre uma decisão do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) de recomendar sua convocação para falar sobre a taxa de juros na Câmara dos Deputados. Ao falar do assunto, Campos Neto disse que não teria problemas em ir ao Parlamento.

– A minha função é explicar. Esse debate dos juros é válido. Eu vou explicar quantas vezes for necessário, o juro real do Brasil é alto? É alto. É uma questão legítima da sociedade e eu estou disposto a explicar quantas vezes for necessário – declarou.

PT FAZ PRESSÃO PARA CONVOCAR CAMPOS NETO
Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), o Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução que orienta as bancadas petistas na Câmara e no Senado a convocar Campos Neto para que ele preste esclarecimentos ao Congresso sobre o motivo de manter o patamar atual da taxa de juros.

Os dirigentes do PT não apenas endossam a pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o Banco Central para reduzir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano, como avaliam que é preciso pregar a reorientação da política monetária e da meta de inflação.

Há na Câmara, atualmente, um requerimento de autoria do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) com um convite para Campos Neto ir ao Congresso.

A presidente do PT, deputada Gleisi Hofmann (PR), disse, porém, que o partido optou pela convocação, após acalorado debate sobre o assunto.

Durante a reunião do Diretório Nacional, houve uma polêmica referente à possibilidade de convocação do presidente do BC, uma vez que a instituição tem autonomia. O líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), disse preferir um convite, que é um processo mais simples. Na convocação, a autoridade é obrigada a comparecer, justamente o que o PT sugeriu às bancadas.

*Com informação AE

Leia também1 Volkswagen suspende produção em fábricas no Brasil por 10 dias
2 Em 2022, ainda sob Bolsonaro, BB tem lucro de R$ 31,8 bilhões
3 Campos Neto é alvo de pressão do PT para ir ao Congresso
4 PL quer dar meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
5 PT intensifica ataque e quer convocar presidente do BC

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.