Leia também:
X Michelle prestigia diplomação de Damares e é ovacionada

Camilo Santana será o ministro da Educação, decide Lula

Izolda Cela, atual governadora do Ceará, ficará com o ensino básico

Pleno.News - 20/12/2022 11h18 | atualizado em 20/12/2022 11h48

Camilo Santana Foto: EFE/FERNANDO BIZERRA JR

O ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT), de 54 anos, será o ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escolha foi decidida em reunião, nesta segunda-feira (19) à noite, em Brasília. Estavam presentes o presidente eleito, o vice Geraldo Alckmin, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, e também a atual governadora Izolda Cela.

Cotada desde a eleição de Lula para a vaga, Izolda vai assumir a Secretaria da Educação Básica no MEC. O anúncio deve sair ainda nesta semana.

O nome de Izolda, que era do PDT e deixou o partido este ano, não agradou uma ala do PT. Sua ligação com fundações privadas que apoiam a educação também passou a ser questionada pelo fogo amigo. Segundos fontes, Lula queria Camilo no ministério e o cearense preferia o Desenvolvimento Regional. Mas não havia espaço para dois do Ceará.

Izolda, presente à reunião da decisão, compreendeu a situação política e disse a interlocutores que ficou confortável na Secretaria da Educação Básica, área em que atua há décadas como secretária de Sobral e também do estado do Ceará. O MEC cuida também do ensino superior e da pós-graduação.

O integrante da equipe da transição e ex-secretário executivo do MEC no governo Dilma Rousseff, Luiz Cláudio Costa, é cotado para voltar ao mesmo cargo. Ele é professor da Universidade Federal de Viçosa e ligado a Aloizio Mercadante, que foi ministro da Educação, e ao deputado Reginaldo Lopes (PT). Costa já foi também presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) e secretário do ensino superior no ministério.

*AE

Leia também1 Lula oferece dois ministérios em troca de apoio de União Brasil
2 STJ encerra os trabalhos do ano com a presença de Lula
3 Lira acredita que Lula interferiu no voto de Lewandowski
4 Com medo do inimigo, PT teme fazer ensaio presidencial
5 Nikolas Ferreira após cerimônia de diplomação: "Nas trincheiras"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.