“Câmara prioriza pandemia, mas também defesa da democracia”
Arthur Lira afirma que o Legislativo está "atento e focado"
Pleno.News - 07/04/2021 12h18 | atualizado em 07/04/2021 12h34

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (7) que a Câmara está debruçada entre pautas urgentes de combate à pandemia de Covid-19 e de defesa da democracia.
O parlamentar afirmou, durante evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), que, apesar da dificuldade de pautas criadas pela disseminação do novo Coronavírus, o Congresso está atento à defesa da democracia e ao Estado Democrático de Direito.
O parlamentar disse que a Câmara, a princípio, fez um “pacto” de duas semanas para votar apenas projetos relacionados à pandemia, mas que a discussão da nova lei do Estado Democrático Direito é prioritária para a Casa. Ele prometeu nesta quinta-feira (8), em reunião de líderes, que defenderá que a urgência do tema seja pautada ainda na próxima semana, quando, segundo ele, a Câmara deverá adotar uma votação “mista” de projetos.
Para Lira, é importante o Congresso se posicionar sobre o tema para que “não caia no vácuo de deixar com que a supressão de partes da Lei de Segurança Nacional deixem a defesa do Estado Democrático de Direito solto”. E continuou:
– Tenho plena certeza e tenho consciência do trabalho que está sendo bem conduzido na Câmara dos Deputados.
Lira também reforçou que, apesar da necessidade de tratar de pautas da pandemia, o Legislativo está “atento e focado” na defesa da democracia.
Pelo Twitter, o deputado destacou:
– Há uma vontade expressa na Câmara dos Deputados [de] pautar e votar a nova lei do Estado Democrático de Direito. Há um grupo na Casa discutindo o assunto com estudos, para embasar as alterações necessárias.
Há uma vontade expressa na Câmara dos Deputados em pautar e votar a nova lei do Estado Democrático de Direito. Há um grupo na Casa discutindo o assunto com estudos para embasar as alterações necessárias.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) April 7, 2021
– Na próxima quinta-feira, vou sugerir aos líderes que possamos pautar a urgência para votação do projeto que tramita na Câmara dos Deputados – complementou em outra publicação.
Lira participou nesta manhã de evento promovido pelo IBCCRIM para discutir a Lei de Segurança Nacional, promulgada em 1983, e sua aplicação após a Constituição de 1988.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Barroso também participaram do debate.
*Estadão
Leia também1 Câmara libera venda a empresas de vacinas sem aval da Anvisa
2 Enquanto país agoniza, Senado compra colchões novos para políticos
3 Vereador Fernando Holiday é expulso do partido Patriota
4 PSDB, DEM e MDB se aproximam por aliança nas eleições de 2022
5 Ministro Braga Netto tentará aproximar-se do Supremo