“Câmara já definiu proposta de prisão em 2ª instância”
Presidente da Casa, Rodrigo Maia, disse que a Casa irá instalar a comissão para discutir a proposta
Henrique Gimenes - 25/11/2019 14h51

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, nesta segunda-feira (25), que já está definido qual proposta que trata da prisão após condenação em segunda instância será discutida na Casa. A medida está aguardando a instalação de uma comissão especial para discutir o texto.
– A Câmara já tomou a sua decisão, já estamos instalando a comissão da PEC da segunda instância, que foi aprovada na CCJ. O Davi [Alcolumbre, presidente do Senado] está organizando [uma reunião], mas a posição da Câmara já está tomada – explicou.
A proposta da Câmara sugere a alteração de alguns artigos da Constituição para acabar com alguns recursos que podem ser apresentados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). O Senado também discute outro texto, mas prevê uma alteração no Código de Processo Penal (CPP) para permitir a prisão antes do trânsito em julgado.
Para Maia, é possível que as duas Casas cheguem a um consenso.
– Pode ser um acordo, que essa é a PEC que vai caminhar na Câmara e depois no Senado. Esse acordo a gente pode fazer – destacou.
Leia também1 Bolsonaro diz que só morto não vai à posse de Lacalle Pou
2 Alcolumbre e Sergio Moro se reunirão para falar de projetos