Leia também:
X Van Hattem ignora Amôedo e defende voto impresso auditável

Câmara dos Deputados rejeita PEC do Voto Impresso

Placar foi 229 a 218

Pleno.News - 10/08/2021 22h10 | atualizado em 11/08/2021 10h26

Câmara dos Deputados rejeitou PEC do Voto Impresso Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (10), por um placar de 229 a 218 votos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso, medida defendida pelo governo Jair Bolsonaro como solução para evitar uma possível fraude eleitoral. Para que fosse aprovada e seguisse para o Senado, o texto precisava de pelo menos 308 votos na Câmara.

Cinco dias após a comissão especial ter derrubado a proposta, o plenário seguiu a mesma linha.

Legendas como PSD, PSB, PSDB e MDB orientaram as bancadas a votar contra a PEC. Mesmo entre as siglas aliadas do governo não houve apoio em bloco à bandeira do governo. O PL também orientou o voto contra. As lideranças de Republicanos e PSL pediram que as bancadas votassem a favor. O Progressistas, do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, liberou os parlamentares para que votassem como quisessem.

A proposta do voto impresso tem sido objeto de uma crise institucional. Nos últimos dias, Bolsonaro xingou o presidente do TSE Luís Roberto Barroso, de “filho da p…”, por sua posição contrária ao voto impresso, e afirmou que a “hora” do ministro Alexandre de Moraes, do STF, ia chegar. A pedido do TSE, Moraes incluiu Bolsonaro no inquérito das fake news, em tramitação no Supremo.

O Estadão apurou que, nos bastidores, o próprio presidente da Câmara se mobilizou para garantir o enterro da PEC. Lira avaliou que era preciso tirar esse assunto de cena para votar outras propostas importantes, como a da reforma tributária. Líderes de partidos contaram, sob reserva, que receberam telefonemas do presidente da Câmara pedindo votos contrários das bancadas.

A PEC rejeitada, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), instituía um mecanismo para que todas as urnas eletrônicas do país passassem a imprimir o registro do voto.

*AE

Leia também1 Van Hattem ignora Amôedo e defende voto impresso auditável
2 Pacheco: 'Nada nem ninguém haverá de intimidar o Congresso'
3 Em 'ato falho', Barroso diz que "eleição se toma" e é gravado
4 Senado aprova texto-base do projeto que revoga a LSN
5 Aras nega pedido de Flávio e não arquiva caso das 'rachadinhas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.